No passado fim de semana, 9 e 10 de novembro, Coimbra ganhou um novo brilho com as iluminações de Natal. A cerimónia de inauguração das luzes decorreu no sábado, 9 de novembro, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. A iluminação irá funcionar apenas durante algumas hora do dia até ao Dia de Reis, assinalado a 6 de janeiro de 2025.
As luzes acenderam-se, pela primeira vez, às 19 horas. O momento ficou marcado pela tradicional chegada do Pai Natal, acompanhado da Mãe Natal, seguida de uma atuação do Coimbra Gospel Choir. Este ano, a iluminação manteve-se nos locais habituais, no entanto, estende-se a outras regiões da cidade. Alguns desses exemplos são o Largo da Cruz de Celas, a Avenida Calouste Gulbenkian e a zona comercial do Gira Solum.
A área iluminada é bastante vasta e vai desde a “rotunda em frente ao Convento São Francisco (Rossio de Santa Clara), Avenida João das Regras, Praça das Cortes, Rotunda da Praça das Cortes, Ponte de Santa Clara até ao Largo da Portagem e jardins envolventes”, sublinha o município.
A iluminação continua pela Rua da Sota, a entrada das Escadas do Gato, a Rua Ferreira Borges, a Rua Visconde da Luz até à Praça 8 de Maio. Em frente à Câmara Municipal de Coimbra pode encontrar a árvore de Natal gigante e a hashtag de Coimbra, sem esquecer a Rua da Sofia, o Terreiro da Erva, o Mercado Municipal D. Pedro V e ainda a Praça da República.
Por último, as luzes passam também na Rua Martins de Carvalho, Rua do Corvo, Rua da Loiça, Rua da Moeda, Rua das Padeiras, Rua Adelino Veiga, Rua das Azeiteiras, Largo do Romal, Largo do Poço, Largo da Freiria, Largo do Paço do Conde, Largo das Ameias, Largo das Olarias e a Rua dos Sapateiros.
As icónicas ruas Quebra Costas, Largo da Sé Velha e a Praça do Comércio também ganham um brilho diferente. Este ano, as luzes estarão ligadas de domingo a quinta-feira entre as 17 horas e a meia-noite. Já nas sextas-feiras e a véspera de Natal, será entre as 17 horas e as duas da manhã. No dia 31 de dezembro, as luzes duram até às seis da manhã.
Confira as atividades que pode fazer este Natal em Coimbra.
Magic Land (15 de novembro a 2 de janeiro)
O parque temático regressa ao Parque Verde para mais uma edição do “maior evento de Natal da zona centro”. Este ano, a festa passa a acontecer no Parque do Choupalinho, numa área com três mil metros quadrados “É uma oportunidade para a margem esquerda do Mondego ter acesso a um grande evento”, acrescenta Francisco Veiga, vice-presidente da Câmara de Coimbra.
Por isso, a segunda edição do Magic Land terá mais praças de restauração, uma casa do Pai Natal melhorada, um espaço dedicado às princesas Disney, paradas de Natal e espetáculos de fogo. Além disso, conta ainda com uma árvore de Natal com 23 metros de altura, 21 carrosséis, uma pista de gelo, snow slide e um comboio de Natal. Tudo isto, arranca no dia 15 de novembro pelas 18 horas até à meia-noite.
Durante o mês de novembro, o evento funciona de segunda a quinta-feira das 14 às 22 horas e na sexta-feira até à meia-noite. Já no sábado, o horário é das 11 horas à meia-noite e nos domingos e feriados é das 10 às 22 horas.
Em dezembro, de segunda a quinta-feira é das 11 às 22 horas e na sexta-feira e sábado dura até à meia noite. Já no domingo, o horário é das 11 às 22 horas. No dia 24 de dezembro, o parque funciona das 10 às 17 horas, no dia de Natal das 15 às 23 horas e, por último, no dia 31 de dezembro das 10 às 17 horas.
Em janeiro, o Magic Land funciona apenas dois dias. No dia 1 de janeiro, das 15 às 23 horas e, no dia 2 de janeiro, das 11 às 22 horas. A entrada é gratuita, mas é necessário o pagamento das atrações que rondam os 2€ e 3€.
Coimbra Natal’24 (9 de novembro a 6 de janeiro)
Em Coimbra, o Natal celebra-se com mais de 100 atividades espalhadas peça cidade ao longo de 59 dias. Uma das propostas é o Mercado de Natal que marca presença entre 29 de novembro e 22 de dezembro, na Praça do Comércio. O evento conta com 40 expositores de artesanato e gastronomia local, entre o meio-dia e as 22 horas, nos sábados das 10 às 22 horas e aos domingos, das 10 às 20 horas.
Por sua vez, o Mercado Municipal vai estar decorado a rigor para acompanhar a programação natalícia que se avizinha. Uma das grandes novidades regressa à Baixa de Coimbra com o espetáculo de videomapping que, em 2023, foi acompanhado da dança “A Parada do Quebra-Nozes” durante 20 minutos.
Outro ponto de paragem obrigatória é o tradicional e emblemático Presépio de Cabral Antunes, inaugurado a 14 de dezembro, entre as 16h30, mantendo-se até ao Dia de Reis. O trabalho de restauro representa um investimento municipal de 13 mil euros.
Carregue na galeria e veja as luzes que iluminam as ruas de Coimbra este Natal.