na cidade

Aprenda mais sobre doçaria conventual nesta caminhada pela cidade de Coimbra

Visita guiada promovida pelo Município de Coimbra decorre no dia 30 de março. Inscrições são gratuitas e há lugares livres.
Doçaria conventual de Coimbra é vasta.

A doçaria conventual é o tema da última visita guiada deste mês promovida pelo Município de Coimbra. Durante mais de uma hora, os participantes partem da escadaria do Convento São Francisco e, pelas ruas de Santa Clara e Baixa, ficarão a conhecer melhor as histórias por detrás de doces como pastéis de Santa Clara, manjar branco, arrufadas de Coimbra, queijadas, talhadas de príncipe, suspiros, barrigas de freira, encharcada ou pão de ló, entre muitos outros.

Ovos, açúcar, gila e amêndoa são alguns dos ingredientes usados na confeção destes pratos. Por diversas razões, as receitas foram caindo no esquecimento, mas nos últimos anos “um trabalho de investigação contínuo e a passagem de testemunho oral e escrito tornaram possível repor, com esmero, a confeitaria coimbrã”.

Através da realização deste tipo de iniciativas, o município conimbricense pretende realçar a importância destes produtos que eram criados nos diversos mosteiros e conventos de Coimbra. Antes da doçaria conventual, a autarquia tem agendadas mais duas visitas guiadas para o mês de março. Arquitetura da época moderna e o centro histórico da cidade são as propostas para os dias 23 e 28 de março.

Todas as visitas temáticas têm início às 15 horas e são dirigidas ao público em geral. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone 239 702 630, por email ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro).

Carregue na galeria e conheça alguns exemplos da doçaria conventual conimbricense.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA