na cidade

Após a morte de Sushi, Rita quis homenageá-la. Agora ajuda animais como ela

A conimbricense está a angariar fundos e rações para os animais na Ucrânia. E convida os portugueses a ajudarem na campanha.
Sushi morreu em 2022.

É quase impossível encontrar um amante de gatos em Portugal que não conheça a Sushi, a gata encontrada no lixo que conquistou o País durante a pandemia com a sua conta no Instagram a totalizar mais de 25 mil seguidores na altura. Conhecida pelos laços grandes que usava e posteriormente, pela marca de almofadas Pillo by Sushi, a felina era um verdadeiro sucesso e colecionava milhares de admiradores. Mas há cerca de um ano, tudo mudou.

A 10 de janeiro de 2022,  Sushi morreu de insuficiência renal com apenas quatro anos. “No momento em que eu peguei nela e levei-a ao veterinário, sabia que ela ia morrer”, começa por contar à PiT a tutora Rita Andrade, de 35 anos. “Ela já ia muito mal, quando cheguei a casa ela já não subia as escadas”, recorda.

Sushi ainda chegou a passar cerca de uma semana internada, mas não resistiu. “Foi um momento muito difícil na minha vida”, lamenta a tutora. Triste e a sentir “um buraco no coração”, Rita sabia que nunca iria esquecer a companheira de quatro patas. Ainda assim, queria ter a certeza de que a gata fosse lembrada.

“Eu prometi que iria ajudar todos os animais que como ela foram encontrados na rua e no seu caso, no lixo”, frisa. “Vi notícias de animais na Ucrânia que estavam a sofrer e mesmo as pessoas quando fugiam nunca os deixavam para trás. Claro que estes animais iam precisar de comida, transportadora…”. A partir daí, teve uma ideia.

Rita vive em Coimbra e tem contacto com uma ucraniana que constantemente envia bens para a família que ainda vive no país atingido pela guerra. “Para mim é fácil enviar. É chegar a loja, comprar, ir entregar e ela leva”, explica.

Após a morte de Sushi, foi a gata Maki que assumiu o sucesso da irmã. A totalizar quase 35 mil seguidores atualmente, é através da página oficial da felina que a tutora pede ajuda. E além dos sacos de ração, Rita teve outra ideia para ajudar os patudos, tanto por cá quanto por lá.

Faz laços solidários e já ajudou Ariel, a gata queimada no forno

Após dizer adeus à Sushi, Rita Andrade não poupou esforços para a homenagear. Antes de ter a ideia de enviar doações para os animais na Ucrânia, resolveu ajudar outros animais portugueses. Com a ajuda da mãe, que é costureira, decidiu fazer laços solidários, vendidos por 5€, em que metade do valor é revertido para associações ou animais a precisarem de cuidados.

A ideia surgiu da influência de Sushi na causa animal. Graças ao sucesso que tinha, a felina já havia estado em vários programas televisivos com a tutora e tinha uma marca especial. “A Sushi andava sempre de laços e a maior parte dos gatos em Portugal começaram a usar também depois de a ver na televisão com eles”, conta à PiT. Agora, é Maki que anda sempre estilosa.

Na altura do Natal,  Rita arrecadou 230€ “só a vender laços” para os tratamentos de Ariel, a gata que foi, alegadamente, colocada no forno por uma miúda de três anos. E agora, com a campanha para ajudar a Ucrânia, partilha à PiT que todo o valor arrecado das vendas será revertido para ajudar os animais e pessoas carentes.

“Tudo o que eu fizer, é tudo para lá”, frisa. No momento, enviou os tecidos de Coimbra para Guarda, onde a sua mãe vive, e com a ajuda dela faz os laços. E todos eles vêm com uma “assinatura” de Sushi: a frase “Be a Queen” (seja uma rainha, em português), a marca da gata que conquistou o País.

Atualmente, Rita diz que tem até o final do mês de março para arrecadar o máximo de doações que conseguir. Para os interessados em ajudar, com doações ou sacos de ração, basta enviar uma mensagem privada para Rita no Instagram. Quem vive na área de Coimbra, pode também entregar os sacos diretamente para Rita.

Carregue na galeria para ver a angariação que Rita fez no passado, os laços e conhecer a pequena Maki.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA