José Albano da Silva Marques é conhecido no mundo do futebol da região como “Zé Russo”. Nos últimos meses, foi-lhe diagnosticado um grave problema de saúde. Perante a situação, amigos e familiares decidiram criar uma onda solidária que permita garantir a verba necessária para pagar o tratamento no valor de 70 mil euros.
Através das redes sociais e do contacto direto, têm sido realizados diversos eventos solidários com a verba resultante da bilheteira a reverter na totalidade para o pagamento deste tratamento médico. Esta sexta-feira, 14 de abril, tem lugar mais uma iniciativa. O local escolhido foi o Urban Club onde, a partir das 21 horas, vão estar os DJ Kimitra, Nuno de Araújo, João Paulo, Timelro e Tiago Silva. A entrada tem um custo de 3€ sem consumo mínimo obrigatório.
Para trás ficou o concerto solidário de angariação de fundos no Grupo Desportivo Bobadelense e a receita de um jogo do Sampaense Basket, mas estão previstas mais iniciativas que permitam dar início aos tratamentos. Quem também se associou foram os clubes onde “Zé Russo” jogou à bola ou foi treinador.
É o caso do Grupo Desportivo Tourizense que, além de uma mensagem solidária com o antigo atleta, já promoveu um jogo solidário e tem agendado para o próximo dia 22 de abril um concerto solidário com o cantor Gabriell. A entrada tem um custo de 2€.
Também o Grupo Desportivo Tabuense não ficou indiferente a esta causa. Num post da rede social, referem: “Chegou a altura de nos unirmos e ajudarmos nesta luta” do ex-atleta, colaborador e amigo do clube.
Quanto ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital escreveu o seguinte: “O mundo do futebol já mostrou, tantas vezes, que é Rei, também, fora das quatro linhas. Agora é altura de demonstrar isso, novamente, e unir-se em torno desta causa”, refere a direção do clube que decidiu, por unanimidade, ceder a totalidade da receita do jogo correspondente à 3.ª Jornada da Fase de Manutenção – FCOH x Vitória de Setúbal (realiza-se este domingo, 16 de abril). O clube está também disponível para “participar em qualquer tipo de iniciativas para esta causa”.
Nas redes sociais, a família tem vindo a agradecer o apoio e solidariedade, referindo que “é uma corrida contra o tempo”, mas que “a fé move montanhas”. Os interessados podem fazer um donativo bancário através do IBAN 50004533814025650684994.