Nos últimos anos, as marchas populares têm atraído cada vez mais pessoas na região de Coimbra. Tal como em Lisboa, os grupos estão diretamente ligados aos bairros ou freguesias de cada um dos concelhos, havendo mesmo exemplos de ligações a instituições sociais.
Nesses casos, são os utentes mais novos e seniores que integram os grupos e abrilhantam os inícios dos desfiles. Para que tudo corra bem, é necessário escolher o tema a abordar em cada ano. A escolha acontece sempre durante o mês de janeiro.
Depois, é a vez de preparar os fatos e começar a ensaiar semanalmente as músicas e danças que irão ser apresentadas durante todo o mês de junho. Em alguns casos, há mesmo concelhos ou eventos que adiam os desfiles até ao primeiro terço de julho.
Se a Figueira da Foz e Lousã são concelhos com forte tradição, há um evento que nos últimos anos têm ganho cada vez maior relevância a nível regional. É o caso da “Noite Branca” na Baixa de Coimbra. Este ano, o desfile realiza-se a 16 de junho (sexta-feira) à noite. A partir das 20 horas, são 15 os grupos que irão desfilar no eixo Largo da Portagem — Rua da Sofia. O ponto alto é a apresentação na Praça 8 de Maio, local onde se concentram milhares de pessoas para assistir ao evento.
Em Coimbra, estão previstos mais dois desfiles na freguesia de Santo António dos Olivais: a 10 de junho na rua Fábio Rodrigues (junto à sede da junta) vão desfilar quatro grupos a partir das 20h30 e, uma semana depois, na Praça Infante D. Henrique com cinco grupos.
Já este fim semana (sábado, 3 de junho), a Marcha de Santa Clara (Coimbra) apresenta-se na Escola EB1 de Santa Clara. A partir das 21 horas, vão marcar presença quatro grupos do concelho de Coimbra, um de Mafra, um de Miranda do Corvo e outro do concelho de Pombal.
No feriado de 10 de junho, os marchantes vão desfilar a partir das 21 horas no Largo Alberto Leitão (Terreiro) de Penacova em representação de cinco grupos. Um dia depois (domingo, 11 de junho) é a vez do Mercado Municipal de Montemor-o-Velho receber os quatro grupos do concelho, a partir das 21 horas.
No fim de semana seguinte (sábado, 17 de junho), o Mercado Municipal de Miranda do Corvo acolhe os seis grupos do concelho, a que se juntam dois grupos convidados. Em Góis, o desfile das Marchas Populares tem início às 20h45 no Bairro de São Paulo, mas a atuação decorre a partir das 21h30 no Parque de Lazer do Cerejal. A Praia de Mira também recebe nesta noite (22 horas) um desfile com sete grupos, três deles infantis.
Na véspera do feriado de São João (23 junho), a partir das 21h15, têm lugar as Marchas Sanjoaninas da Lousã na Avenida Dr. José Maria Cardoso com a presença de nove grupos. Na Figueira da Foz, o desfile tem início às 21h30 na Avenida 25 de Abril. Segundo informações do município, vão marcar presença quatro grupos do concelho.
No dia de São João (24 de junho, sábado), as atenções estão viradas para a Praia da Tocha. A partir das 21h30, oito marchas vão desfilar desde o Largo da Fonte até ao Largo de São João. Já em Mira, no dia 25 de junho, o desfile com sete grupos do concelho tem início às 22 horas.
No dia 28 de junho, está prevista uma atuação em Vila Nova do Ceira, concelho de Góis.
O programa estende-se até ao mês de julho. No dia 1, também a partir das 21h30, oito grupos, um deles infantil, vão desfilar na Praça Marquês de Marialva. A agenda de eventos ligados aos Santos Populares termina com a 3.ª edição das Marchas Populares em Arganil às 21h30 do dia 8 de julho. A iniciativa realiza-se no Parque Verde Urbano do Sub-Paço.
Carregue na galeria e conheça os principais desfiles que vão decorrer durante o mês de junho.