Powered by CIM|RC

na cidade

Alerta, gamers: Cantanhede recebe 1.º Festival de “Street Gaming”

Evento divide-se no fim de semana entre uma tenda na Praça Marquês de Marialva e o Museu LOAD ZX. Entrada é gratuita.
Haverá zonas para jogar.

Gosta de videojogos? Pretende conhecer alguns dos especialistas ou até tirar as dúvidas com quem tem milhares de seguidores nas plataformas de streaming? Este fim de semana, a cidade de Cantanhede é o local ideal para os aficionados deste tipo de atividade. O 1.º Festival “Street Gaming Cantanhede” é um evento de entrada gratuita, com organização conjunta da Câmara Municipal de Cantanhede e do Museu LOAD ZX Spectrum, através da Associação Geração Spectrum, e que conta com o apoio da MF/Gaming.

O evento vai dividir-se entre uma tenda, com uma dinâmica mais lúdica, de cerca de 400 metros quadrados, instalada na Praça Marquês Marialva, e o Museu LOAD ZX, situado a poucos metros de distância, onde estará patente uma exposição sobre a história do gaming, com equipamentos mais antigos do mundo dos videojogos em complemento ao espólio já único do museu.

Pedro Cardoso, vice-presidente do município de Cantanhede, afirma que este “é um evento que pode ficar na história e que acreditamos que será um ponto de partida para futuras edições”. O autarca destaca, por outro lado, que o festival vai trazer a Cantanhede “um público intergeracional, mas maioritariamente jovem, que foge à tendência dos tradicionais turistas que nos visitam”. Um evento diferenciador é um catalisador de novos públicos, daí o nosso empenho em proporcionar um festival que fique na memória de quem nos visitar”, reforçou.

Para João Diogo Ramos, curador do Museu LOAD ZX, o “Street Gaming Cantanhede” enquadra-se na estratégia traçada para o museu de “ir para fora de portas e levar o gaming à rua”. “Cantanhede continua a afirmar-se neste domínio, não só com todo o trabalho único a nível mundial do Museu Load ZX, mas também agora com um evento, diferente e incomum, na região Centro e que queremos que se afirme nos próximos anos”, frisa.

Durante os três dias do festival, os apaixonados por videojogos vão poder conhecer e experimentar ou recordar esta forma de entretenimento. Marco Fresco, da MF/Gaming — que lidera a dinamização do palco e do evento — garante algumas surpresas durante os três dias. “Haverá zonas para jogar com arcades originais da época, uma zona de retrogaming com computadores e consolas, e ainda computadores para jogar Fortnite ou outros jogos. Haverá também oportunidade de jogar no palco, numa PlayStation 5, jogos como Crash Team Racing, Dragon Ball Fighter Z, Overcooked, Tetris Effect: Connected e Team Sonic Racing, além de torneios de Mortal Kombat 11 e FIFA 23 e concursos sobre videojogos”, revela a organização.

No sábado, feriado de 10 de junho, dois dos maiores streamers nacionais (Impakt e Move Mind) vão participar no festival. A ligação muito especial que os dois convidados têm com a região Centro foi um dos motivos para o convite. Já no domingo, dia 11 de junho, haverá um concurso de cosplay, em que jovens encarnam personagens dos videojogos e da cultura pop.

Programa

Sexta-feira, 9 junho

21 horas — Vem jogar Mortal Kombat 11

22 horas — Quiz Gaming

Sábado, 10 junho

10h30 — Meet and Greet com Move Mind

12 horas — Vem jogar Chimparty

14 horas — Saber é poder

15 horas — Meet and Greet com Impakt

16 horas — Crash Team Racing

17 horas — Dragon Ball Fighterz

18 horas — Torneio de Mortal Kombat 11

21 horas — Vem jogar Fifa 23

22 horas — Quiz Gaming

Domingo, 11 junho

10 horas — Vem jogar Dragon Ball Fighterz

11 horas — Torneio Fifa 23

14 horas — Vem jogar Overcooked

15 horas — Concurso Cosplay

17 horas — Vem jogar Tetris Effect: Connected

18 horas — Vem jogar Mortal Kombat 11

19 horas — Team Sonic Racing

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA