na cidade

A praia fluvial com água cristalina (a 30 minutos de Coimbra)

Se este ano procura ficar perto de casa, as paisagens de Cantanhede são uma solução.
Para os fãs de natureza.

Apesar da meteorologia parecer não concordar, esta quinta-feira, 20 de junho, começa oficialmente o verão. Os dias estão cada vez mais longos e quentes, altura perfeita para planear as próximas férias. Ainda que o Algarve seja mundialmente conhecido pelas suas praias, a verdade é que a região centro tem atraído cada vez mais visitantes. 

Por todo o distrito de Coimbra há imensos paraísos “escondidos” pela natureza e entre pequenas vilas que não são muito exploradas. Por vezes, a beleza dos locais está mesmo à vista e um desses exemplos é a Praia Fluvial das Sete Fontes, em Cantanhede. Fica apenas a meia hora do centro de Coimbra e a menos de uma hora da Figueira da Foz.

A zona balnear está localizada na freguesia de Ourentã, junto à Estrada Nacional 234 e a cerca de seis quilómetros da A1. É de fácil acesso e tem estacionamento gratuito. No total conta com pouco mais de mil habitantes e surgiu, pela primeira vez documentada, em 1129, embora se acredite que já estivesse povoada.

Os árabes deixaram os seus vestígios em alguns nomes pela freguesia fora. Apesar de não existirem certezas sobre a origem do nome Ourentã, acredita-se que tenha nascido da palavra latina Aurentana, que significava ouro. Neste local, pode ainda visitar a Igreja Matriz de Ourentã, a Capela de Nossa Senhora da Piedade, da Expectação ou da Nazaré e da Lapa. 

No entanto, caso queira dar um mergulho, não há melhor local que a Praia Fluvial das Sete Fontes. Possui uma estrutura oval com profundidade até 1,20 metros. A água é limpa e dispõe de nadador salvador durante a época balnear, que este ano começou a 15 de junho e termina a 1 de setembro. 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por TRAVEL | NATURE | ALL AROUND (@allaroundbyisa)

Mesmo ao lado da praia, está o parque de merendas e de lazer. Possui duas churrasqueiras, sete mesas para quatro pessoas e nove mesas para oito pessoas. Também há casas de banho públicas e um parque infantil para os mais pequenos. Além disso, também é composto por fontes antigas com ligações entre elas.

Ainda no começo deste ano, durante o mês de fevereiro, a Câmara Municipal manifestou a intenção de requalificar o parque de lazer das Sete Fontes. O investimento foi de 136 mil euros, de modo a tornar a zona natural ainda mais atrativa, uma vez que este é considerado o elemento dominante junto à praia pelas suas características. 

“Trata-se de uma obra muito importante, porque a Praia Fluvial das Sete Fontes é um valioso ativo turístico, está muito bem localizada e regista uma grande afluência, principalmente durante a época balnear”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

O objetivo era resolver alguns dos problemas, nomeadamente os danos da região balnear que podem condicionar o uso balnear como, por exemplo, alguns estragos devido ao deficiente funcionamento da drenagem e do sistema de abastecimento e controlo da água. Além disso, era necessário melhorar os acessos para as pessoas com mobilidade reduzida. Todas as obras ficaram concluídas até ao início de junho, já que tinham estabelecido o período de 120 dias para concluí-las.

Carregue na galeria para conhecer a beleza da Praia Fluvial das Sete Fontes, em Cantanhede. 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA