A piscina de 50 metros do Centro Olímpico de Piscinas Municipais vai estar encerrada até ao próximo dia 31 de outubro para manutenção. O processo promete ser exigente e, por isso, estará fechada durante quase dois meses. Entretanto, a piscina de 25 metros volta a estar operacional no próximo dia 11 de setembro, quarta-feira.
Os trabalhos na estrutura de 50 metros são de manutenção especializada do sistema de ancoragem de duas condutas de insuflação de AVAC, que precisam da substituição dos apoios de suporte das condutas, devido ao “ambiente corrosivo e agressivo das piscinas, intensivo durante estes quase 20 anos, que evidenciam desgaste”, revela a Câmara Municipal de Coimbra.
Os trabalhos são mais exigentes do que as habituais manutenções e obrigam “à limpeza e desinfeção interior das condutas, à limpeza e desinfeção de difusores e à verificação de portas de limpeza e remates em forra de alumínio das portas de visita nas tubagens da zona da nave da piscina olímpica”, sublinha a autarquia.
Simultaneamente, nestes quase dois meses, será realizada uma montagem, bem como testes e ensaios do novo elevador a instalar no Centro Olímpico, bem como desmantelamento e o abate do elevador existente. Esta situação de desgaste do elevador tem inviabilizado a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, condicionando a prática da natação e organização de eventos desportivos para atletas de mobilidade condicionada.
A nova estrutura tem em consideração “as características físicas e funcionais do edifício”, bem como o respetivo nível de conforto, de forma a assegurar o “tráfego esperado de pessoas e carga”, pode ler-se. Na perspetiva energética, foram consideradas instalações que permitam custos reduzidos. Esta intervenção já começou e decorre num prazo de quatro semanas.