Depois da Praia Fluvial do Vimieiro, nas margens do rio Alva, ter conquistado o prémio de Praia Fluvial do Ano 2023, eis que a vencedora deste ano é banhada precisamente pelo mesmo rio. Todos os anos, a revista “Guia das Praias Fluviais” distingue as melhores zonas balneares do interior do País com a ajuda dos portugueses, que elegem a sua favorita entre as mais de 200 classificadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A votação decorre todos os anos até dezembro e os prémios são entregues na época estival seguinte — e os resultados de 2024 já foram revelados. Para eleger a melhor zona balnear de 2025, também já pode votar online.
A escolha está feita e não há margem para dúvidas. Com 7.175 votos, a vencedora deste ano é a Praia Fluvial de Avô, em Oliveira do Hospital. “A vila de Avô tem uma das mais singulares zonas fluviais do interior do País, em pleno coração da localidade, fazendo o encontro do rio Alva e da ribeira de Pomares, e de onde se sobressai a peculiar ilha do Picoto”, refere o guia.
Na entrega do galardão, esta segunda-feira, 12 de agosto, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, afirmou que o local tem “uma água ótima para banhos, boas condições de segurança e é acessível para todos, o que se traduziu numa votação expressiva que tem uma notoriedade assinalável”.
Banhada pelo rio Alva e pela ribeira de Pomares, esta variação de dois cursos de água formam a conhecida ilha do Picoto, onde está instalada uma zona de merendas. É ali, no patamar superior, que se consegue uma vista incrível sobre o rio e vila do poeta Brás Garcia de Mascarenhas, autor do poema época “Viriato Trágico”. Na zona da ilha também é possível o aluguer de caiaques e paddle.
A praia é constituída por dois açudes, passadiços no areal e uma piscina infantil, bem como amplos espaços de lazer e de relvado. Protegida pela sombra dos salgueiros, mimosas e amieiros, esta zona de banhos destaca-se ainda pela ponte do século XVIII, que cria “uma tela especial”. Por baixo desta estrutura existe uma área onde pode apanhar banhos de sol ou mergulhar.
Vigiada com nadador-salvador e com rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida até à linha de água, esta “joia escondida no coração de Portugal” está também equipada com bar com serviço de refeições e esplanada. No espaço envolvente, à beleza do património natural que caracteriza a vila junta-se o património histórico, com as pontes da época medieval e as ruínas do castelo.
A distinção surge após algumas novidades que acrescentaram valor ao destino. “Investimos sempre na nossa praia para podermos receber todas as pessoas com a qualidade a que já as habituámos. Este ano, a utilização dos chapéus, das espreguiçadeiras, dos barcos insufláveis e das gaivotas é gratuita”, sublinhou o autarca.
No verão do ano passado surgiu também um baloiço instagramável na praia, instalado durante a exposição de carros Car Village. Segundo o presidente da Câmara, foi inspirado nas muitas estruturas semelhantes que já existem nas praias das Caraíbas, como o de Eleuthera, nas Bahamas, onde só se pode chegar de barco (que foi instalado, literalmente, no meio do Oceano Atlântico). Além das fotografias incríveis para o Instagram, permite baloiçar com os pés na água.
A Praia Fluvial do Avô não foi a única que se destacou na votação da revista, que distingue todos os anos as melhores áreas balneares fluviais do País. A Praia Fluvial da Ucha, em São Pedro do Sul, conseguiu a segunda posição, com 6.955 votos. Em terceiro lugar ficou a Praia Fluvial da Carriça, em Oliveira de Frades, com 6.734. No total, votaram mais de 100 mil pessoas.
Além deste galardão, o guia entre também, todos os anos, o prémio Praia Fluvial Relevação, que distingue as novas zonas balneares ou zonas requalificadas que mais se destacam na sua estreia, quer seja pela qualidade de infraestruturas apresentadas, pela oferta de serviços disponibilizados ou pelo cuidado e atenção na preservação ambiental.
Neste caso, o prémio é atribuído pela equipa do guia, que distinguiu três praias, uma por cada região hidrográfica: a Praia Fluvial do Sabugal, no centro da cidade raiana; a Praia Fluvial do Poço Corga, em Castanheira de Pera; e a Praia Fluvial do Lago, no concelho de Moura, em pleno lago Alqueva, inaugurada no mês de junho. As duas primeiras, apesar de não serem novas, passaram por requalificações.
Se visitar cada uma destas zonas balneares pode aproveitar para carimbar o passaporte turístico das praias fluviais (ao estilo EN2), que foi lançado no verão passado. O pequeno caderno com menos de 60 páginas está disponível nos vários postos de turismo aderentes de norte a sul do País — e é totalmente gratuito.
O objetivo é incentivar e desafiar os portugueses a percorrerem o território nacional para colecionarem todos os carimbos. A tarefa não vai ser fácil, até porque há cerca de 80 “lugares mágicos, em paisagens únicas”, para descobrir. Os locais onde pode carimbar o passaporte podem ser consultados online.
Carregue na galeria para ver mais imagens da Praia Fluvial de Avô.