Nos últimos anos, a leitura está a ficar novamente popular entre os jovens. Afinal de contas, esta prática pode ser uma forma de escapar temporariamente da realidade. O único problema é que as cópias tradicionais acabam por não ser inclusivas, ou seja, adaptadas a pessoas invisuais.
Por exemplo, em 2022, existiam cerca de 200 pessoas portadoras de deficiência visual ou com baixa visão, apenas no distrito de Coimbra. A partir de agora, todos os leitores com este incapacidade podem encontrar os livros que sempre quiseram ler, na Biblioteca Municipal no Núcleo de Leitura Especial.
Este espaço integra o fundo documental em braille, materiais em relevo, e ainda os livros digitais recorrendo a áudio. Muitas destas opções são gravadas no estúdio do município, na sequência da aprovação do projeto “Livros para os Sentidos, Sentido para os Livros”. Todas as semanas, o programa disponibiliza uma versão alternativa diferente com opções para todos os gostos.
O empréstimo é gratuito e é restrito a “pessoas cegas ou com deficiência visual”, “com dificuldade em termos de perceção ou leitura” e ainda “incapazes de manusear e segurar um livro, ou ainda fixar/ deslocar os olhos”.
A inscrição pode ser feita através do telefone (239 702 630), email (biblioteca@nullcm-coimbra.pt) ou até mesmo presencialmente. Nesse momento, deverá fornecer os dados de identificação pessoal e um atestado médico de incapacidade multiusos.