Esta segunda-feira, 16 de setembro, foi inaugurada a primeira Casa do Bairro em Portugal, no âmbito do programa Bairros Comerciais Digitais, financiado pelo PRR. O espaço fica no coração da Baixa de Coimbra e marca o arranque do projeto Baixa Coimbra, que promove a modernização do comércio local, “num núcleo agregador destinado a unir comerciantes, entidades e tecnologia para revitalizar esta zona histórica”, de acordo com a Câmara Municipal de Coimbra.
A Casa está localizada na Travessa das Canivetas, números 3 e 4. A construção contou com o financiamento de 1,236 milhões de euros, no âmbito do PRR, o terceiro maior investimento aprovado a nível nacional. A Casa do Bairro assume-se então como um espaço físico e virtual, onde será coordenado o projeto Baixa — Bairro Comercial Digital, que estará à responsabilidade de Rosa Gonçalves com o apoio de 20 embaixadores de rua. A ideia é promover apoio técnico e formação para a transição digital entre comerciantes e instituições.
Entre as várias valências da Casa do Bairro destacam-se o Posto de Transformação Digital, que irá assegurar a formação e qualificação, bem como o suporte à digitalização do comércio local. O espaço servirá, ainda, de ponto de articulação para a execução do Plano de Ação do Bairro Digital, monitorizando as suas várias dimensões.
Este é o primeiro espaço do País a ser inaugurado no âmbito deste projeto. No entanto, “o digital não substituirá o comércio tradicional, mas irá alargar as suas possibilidades numa zona nevrálgica”, explica Fábio Fernandes da DGAE, autoridade de gestão do PRR. Além disso, o vice-presidente da autarquia de Coimbra, Francisco Veiga, salienta que o projeto irá trazer “empoderamento”, para que “a Baixa se transforme num local completamente diferente”.
Na apresentação do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, revelou ainda que estão em fase de aquisição mais dois edifícios, com vista à criação de um quarteirão de residências de estudantes.