na cidade

A aldeia portuguesa onde todas as decorações de Natal são feitas pelos habitantes

A pitoresca localidade de Cabeça, em Seia, está transformada num sítio mágico desde o dia 17 de dezembro.
É lindo.

Até 6 de janeiro, Cabeça, em Seia, vai voltar a ser a aldeia Natal mais autêntica do País. Porquê? Todas as decorações natalícias são criadas pelos próprios habitantes da aldeia da montanha — vivem cerca de 170 pessoas ali, mas estão sempre de braços abertos para receberem todos os que chegam em busca do encanto e magia natalícios.

Os elementos decorativos foram feitos com materiais recolhidos no Parque Natural da Serra da Estrela, como giestas, videiras, pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas, canas de milho e outros materiais reciclados, que surgem das limpezas de outros terrenos da região.

Não há empresas envolvidas, mas tudo acaba por resultar, graças aos esforços dos habitantes que dão alma àquela pequena e pitoresca aldeia. Ali descobrirá tradições seculares, como a missa do Galo, o madeiro de Natal, confeção de iguarias num forno comunitário e também terão, claro, um mercado com produtos regionais.

Visitar Cabeça durante o dia é mágico, porém, este sentimento é intensificado ao entardecer, altura em que as luzes LED iluminam toda a zona. Durante a décima edição deste Natal na Aldeia vai poder aprender a fazer doces típicos; a decorar uma mesa de Natal; a cozinhar um prato típico da Ucrânia — num workshop guiado por Hanna Buyarska, uma ucraniana que reside em Seia —; a construir brinquedos e os miúdos poderão ouvir contos e os sons da aldeia num concerto especial.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA