na cidade

8 atividades gratuitas para aproveitar o fim de semana em Coimbra

Entre 9 e 10 de setembro há cinema, música, dança, artesanato e até matemática a brincar.
Aproveite.

Com o aproximar do fim das férias de verão, é bom voltar à cidade de Coimbra e percorrer as suas ruas. Se não tiver planos para o fim de semana, a New in Coimbra reuniu algumas sugestões de atividades gratuitas, que pode aproveitar.

Os Caminhos do Cinema Português, no âmbito do Cinema Fora de Portas, dão a oportunidade de assistir, de forma gratuita, a filmes ao ar livre, durante o fim de semana. A exibição dos filmes teve início no dia 5 de agosto e estende-se até ao final do mês de setembro. Os filmes deste fim de semana são ambos de animação, uma ótima aposta para os mais novos.

No sábado, 9 de setembro, às 21h30, no Jardim da Sereia, vai ser exibido o filme “A minha vida de Courgette”, do realizador Claude Barras (2016), que conta a história de Courgette, um menino que vai viver para um orfanato, onde faz amizades e aprende sobre o amor verdadeiro. Já no domingo, dia 10 de setembro, com o mesmo horário, na Escola Primária de Lordemão, os mais pequenos vão ter a companhia de Mario, famoso personagem de videojogos, com a exibição do filme “Super Mario Bros.”, realizado por Aaron Horvath e Michael Jelenic (2023), que conta as aventuras e peripécias do pequeno canalizador para salvar uma princesa.

Se preferir atividades mais lúdicas para os miúdos, o Alma Shopping vai desenvolver um atelier para descomplicar a matemática através dos mais novos. O Bicho da Matemática está marcado para este sábado, dia 9 de setembro, a partir das 11 horas, no primeiro piso, ao pé do espaço Playground e é totalmente gratuito, exigindo inscrição prévia na aplicação do centro comercial.

Também se encontra a decorrer o festival de música experimental Les Siestes, no Salão Brazil na Baixa de Coimbra. O festival, que começa esta sexta-feira, dia 8 de setembro, foi dinamizado pela Casa das Artes Bissaya Barreto e é de entrada livre. A iniciativa conta com artistas do mais variado espectro, assim como momentos de DJ set. Os espetáculos começam às 17 horas, nos três dias, e terminam por volta das 22 horas.

Se quiser, ao invés de um festival, aproveitar para passear e ver antiguidades, não deixe de passar pela Praça do Comércio este sábado. A Feira de Artesanato Urbano vai abrir ao público pelas 9 horas e termina às 19 horas.

Se depois quiser um momento para dançar ao som do folclore português, de seguida, no sábado, dia 9 de setembro, a noite vai ser animada pela Associação Grupo Folclórico Os Camponeses de Vila Nova, juntamente com o Grupo Folclórico Camponeses do Mondego, o Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (GERC), o Centro de Instrução e Recreio de Torre de Bera e o Rancho Típico de Vila Nova.

Pode também aproveitar para comer um gelado enquanto visita a exposição que vai inaugurar no domingo, dia 10 de setembro, na Gelataria Doppo. A inauguração, prevista para as 17 horas, vai contar com obras do fotógrafo Frederico Martinho e faz parte do ciclo de exposições do Projeto Piccolino, que já conta com nove instalações. A exposição vai manter-se até ao dia 5 de outubro.

Veja a agenda que a New in Coimbra reuniu para si este fim de semana e não perca as atividades que a cidade tem para lhe oferecer.

Sábado

9 horas — Feira de Artesanato Urbano, na Praça do Comércio. Encerra às 19 horas.

11 horas — Atelier “O Bicho da Matemática”, no espaço Playground do Alma Shopping. A atividade termina às 17h30 e é necessária inscrição.

17 horas — Festival Les Siestes, no Salão Brazil. Os concertos terminam pelas 22 horas.

19 horas — Animação de folclore, com a participação de grupos etnográficos e ranchos da região na Praça do Comércio.

21h30 — Exibição do filme “A minha vida de Courgette”, no Jardim Sereia.

Domingo

17 horas — Encerramento do festival Les Siestes, no Salão Brazil. Os concertos terminam pelas 22 horas.

17 horas — Inauguração da exposição fotográfica, na Gelataria Doppo. Para ver até ao dia 5 de outubro.

21 horas — Exibição do filme “Super Mario Bros.”, na Escola Primária de Lordemão.

Se quiser acordar tarde e fazer um brunch este fim de semana, carregue na galeria para conhecer o spot do Kaju Brunch.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA