na cidade

7 atividades gratuitas para fazer este fim de semana em Coimbra

Não se deixe intimidar pela chuva prevista para os próximos dias. Siga as sugestões da NiC.
Fotografia de Marisa Martins.

O tempo que se avizinha para este sábado e domingo, dias 29 e 30 de outubro, não pode ser desculpa para deixar de fazer um programa divertido em família. Até porque são várias as atividades gratuitas a decorrer em Coimbra, para todos os gostos e gerações.

Uma mostra discográfica de capas de discos de vinil “The Rolling Stones” para visitar sábado, parece-lhe bem? Está patente na Biblioteca Municipal de Coimbra, no acesso ao serviço de audiovisuais, desde o início do mês de outubro e até 29 de dezembro. Pode ficar a conhecer os álbuns discográficos representativos da carreira musical da banda com maior sucesso da história da música e uma das mais influentes bandas de rock de sempre, liderada por Mick Jagger. O horário para visita é das 11 às 13 horas e das 14 às 19 horas.

Fique a par das restantes atividades que vão decorrer durante estes dois dias.

Sábado

11 horas — “Manhãs da criança” na Praça do Mercado Municipal D. Pedro V com animação infantil, pinturas faciais e corporais e insufláveis. É programa garantido para os miúdos, já que se realiza todos os sábados.

17h30 às 20 horas — Tarde de samba e pagode na Praça do Mercado Municipal D. Pedro V. O grupo convidado é o +Samba e pode divertir-se ao som dos ritmos brasileiros.

20h30 — Música ao vivo com Celso Cambaio na Praça do Mercado Municipal D. Pedro V. A música popular brasileira vai ser a vertente musical que o músico vai interpretar para esta noite de sábado. A animação, boa disposição e boa música estarão garantidamente presentes.

Sábado e domingo

10 horas às 18 horas — Exposição “Revelações”, de Jorge Prata, no âmbito da 5.ª edição de “O Mundo do Vinho”, patente no Museu Nacional de Machado de Castro. “Revelações” nasce de um conjunto de sensações, emoções e sentimentos que se foram enraizando no fotógrafo durante o tempo de contemplação que dedicou ao conjunto escultórico Última Ceia, de Hodart Vyryo. Pode apreciar fotografias a preto e branco.

10 horas às 18 horas — Instalado numa antiga torre da muralha medieval, o Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra, aborda, através de objetos e equipamentos interativos, as várias fases da história desta música característica da cidade de Coimbra. Neste espaço, na Torre do Anto, encontram-se expostas duas das guitarras que o grande mestre Carlos Paredes ofereceu à cidade.

15 horas às 20 horas — O Convento São Francisco convida a visitar a exposição “Sempre no Ar! — Arquivo da Rádio Universidade de Coimbra (RUC)”. Os materiais exibidos resultam dos tempos e das gentes que compõem a história: do Centro Experimental de Rádio à RUC, das cantinas da universidade à emissão regular na última frequência dos 100 MHz, da década de 40 até aos dias de hoje e de Coimbra para o mundo.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA