Powered by CIM|RC

na cidade

7 atividades gratuitas para aproveitar este fim de semana em Coimbra

Há exposições para visitar, música, dança, feira de artesanato urbano e muito mais. Siga uma das sugestões da New in Coimbra.
"Baile dos Candeeiros" da Companhia Radar 360º.

O fim de semana está a chegar e há que aproveitar o tempo livre até porque Coimbra está ao rubro e vestida de Natal. Há muito para fazer, a 3 e 4 de dezembro, desde exposições, a concertos e espetáculos de dança, tudo de entrada gratuita. Este sábado é também dia de Feira de Artesanato Urbano, que foi antecipada. É uma boa opção para comprar alguns presentes enquanto passeia pela Baixa. 

Há inúmeras exposições na cidade, desde a da Rádio Universidade de Coimbra, no Convento São Francisco, à mostra discográfica de capas de discos de vinil “The Rolling Stones”, na Casa Municipal da Cultura, mas esta semana o destaque vai para a nova “Toma e lê” — Um Século de Leitura Pública — “Da Ideia a 1993”, inaugurada a 1 de dezembro no âmbito do centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra, está dividida em duas partes e pode ser vista na Galeria Pino Dinis (na Casa da Cultura) e na Sala da Cidade. 

A última edição deste ano da Feira de Artesanato Urbano, que encerra um ciclo de dez, foi antecipada e realiza-se este sábado, dia 3 de dezembro, na Praça do Comércio que, a partir do dia 8 recebe o mercado de Natal. Entre as 9 e as 18 horas vão estar à venda e em exposição inúmeros produtos artesanais, alguns fruto da reutilização de materiais e nesta edição mais focados na tradição natalícia. São os presépios e as peças decorativas alusivas à época festiva que se aproxima que mais preenchem as bancas, mas haverá também outro tipo de peças como bijuteria e utilidades.

Na Praça Heróis do Ultramar está o “Merc’@rte”, das 15 horas às 21h30, que conta com animação gratuita tanto no sábado, 3, como no domingo, 4 de dezembro. No domingo, a Praça do Comércio vai servir de palco para o espetáculo intitulado “Baile dos Candeeiros”, de teatro de rua, performance e dança, da Companhia Radar. Candeeiros humanos, autónomos, espalhados por pontos estratégicos, adquirindo as características dos espaços que habitam, acendem, apagam, respiram, dançam, interagem e reagem. 

Conheça as nossas sugestões de atividades gratuitas que pode fazer este fim de semana em Coimbra.

Sábado

Das 9 às 18 horas — Feira de Artesanato Urbano na Praça do Comércio.

Das 11 horas às 12h30 e das 14 às 19 horas — Exposição “Toma e lê” — Um Século de Leitura Pública — “Da Ideia a 1993” (Núcleo 1, na Sala da Cidade, núcleo 2 na Casa Municipal da Cultura). 

16 horas — Última sessão do programa “À redescoberta de Agustina”, coproduzido pelo Município de Coimbra e pela Cultura e Risco Associação Cultural, na Casa da Escrita, com a leitura de excertos da obra da escritora pelas vozes das atrizes Paula Garcia e Sofia Lobo. O público vai ser também convidado a intervir colocando questões sobre a vida e obra da escritora. 

16 horas — Grupo de Concertinas — Amigos da Paródia, no Merc’@rte. 

21 horas — Música ao vivo com Ricardo Oliveira, na Praça do Mercado. 

Domingo

16 horas — Grupo de Cavaquinhos de Coimbra, no Merc’@rte. 

18 horas — Baile dos Candeeiros, na Praça do Comércio. 

Se quiser outro tipo de atividade, mesmo que seja a pagar, não pode perder no domingo às 18 horas, o espetáculo da conceituada solista Sofia Escobar, que vai estar pela primeira vez em Coimbra, e do cantor João Cipriano Martins que se juntam à Orquestra da Tuna Académica da Universidade de Coimbra. O concerto inserido no Ciclo de Música Orphika da Universidade de Coimbra vai ter lugar no Grande Auditório do Convento de São Francisco.

E como o fim de semana pede um bolo, pode aproveitar e fazer um para o lanche. De seguida carregue na galeria para conhecer algumas receitas que se fazem em poucos minutos.

 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA