Coimbra é uma cidade mágica. Talvez, por isso, inspire tantos projetos culturais como os Caminhos de Santo António: um roteiro onde se mistura história e cultura.
Em cada paragem do passeio encontram-se referências a Fernando de Bulhões, mais conhecido por Santo António. Os conimbricenses e os turistas podem, agora, saber um pouco mais da sua vida através deste projeto.
A ideia surgiu em 2020, na ocasião do Jubileu dos Mártires de Marrocos, que está relacionado com a vida de Santo António na cidade. A ideia só avançou em 2021. Conta Rafaella Borges, que ao participar numa ação formativa, na área cultural do Museu Nacional Machado de Castro, encontrou Alice Luxo que lhe manifestou interesse em trabalharem juntas.
As mentoras deste roteiro urbano, a guia intérprete, brasileira, Rafaella Borges e a intérprete do património, portuguesa, Alice Luxo avisam que não têm a certeza se percorrem exatamente os caminhos feitos no século XIII pelo santo, mas que o nome, caminhos, permite recriar novos percursos.
Com currículos pessoais e profissionais distintos, mas com a mesma sensibilidade nas áreas da cultura, turismo e património, “houve uma conversa que se revelou crucial em fevereiro de 2022”, afirma Rafaella. Uniu-as a ideia de fazer algo em Coimbra e dar a conhecer a cidade pela mão de Santo António.
As profissionais reuniram ideias, estruturaram o passeio urbano, afinaram os pontos de paragem e, finalmente, tinham a versão pronta a sair do papel. Para a divulgação contaram com o apoio das Juntas de Freguesia de Santo António dos Olivais e União das Freguesias de Coimbra. Estabeleceram, também, uma rede de parcerias com o comércio local.
O itinerário segue o inverso da fita do tempo da vida do santo: inicia-se na Igreja de Santo António dos Olivais e termina no Mosteiro de Santa Cruz, com paragens na Faculdade de Economia, Mosteiro de Celas, Jardim da Sereia, Mercado Municipal e Jardim da Manga. O olhar das duas intérpretes ajuda-nos a descobrir os pergaminhos da cidade. Alice e Rafaella revisitam o passado com conhecimento e criatividade.
O projeto combina generosidade, humanismo e sensibilidade: o percurso de vida de Santo António. Os pés são o meio de locomoção, mas os sentidos: a visão, a audição e o paladar são os amigos necessários. Ao longo de quatro horas todos os caminhos perfumam a nossa curiosidade.
O passeio pode ser feito às quartas e sábados, às 9h30. A inscrição custa 17€ por pessoa e os miúdos até aos 12 anos não pagam. Há preços especiais para grupos. Para marcações e mais informações pode contactar Rafaella Borges Awazu (+351 913391061) ou Alice Luxo (+351 965727439), ou então enviar um email para caminhosdesantoantonio@nullgmail.com.