Powered by CIM|RC

fit

Vem aí o trail para descobrir a Serra da Lousã que termina com sopa e bifanas

O mote da edição deste ano é a sustentabilidade. A prova inclui várias distâncias: 13, 18, 30 ou 45 quilómetros.
A prova realiza-se desde 2000.

A Serra da Lousã acolhe 12 das 27 Aldeias do Xisto, muitas vezes escondidas pela vegetação que as envolve. As paisagens verdes atraem cada vez mais pessoas e as possibilidades de lazer são inúmeras. Uma delas é o Louzantrail, uma das mais importantes provas do género em Portugal, regressa nos dias 1, 2 e 3 de março. 

Este ano, o foco da organização é a sustentabilidade e, com esse intuito, a oferta da t-shirt finisher foi substituída por uma refeição no final da prova: todos os participantes vão poder aconchegar o estômago com uma sopa, uma bifana e uma bebida.

“Todos os dias ouvimos notícias relativas ao impacto da indústria têxtil no ambiente, com todos nós a contribuirmos para a produção desenfreada de vestuário e para a poluição associada a este sistema produtivo. Não podemos mudar o mundo de um dia para o outro, mas podemos contribuir com pequenas mudanças de atitude. Por isso, nesta edição do Louzantrail poupamos ao ambiente o impacto da produção de mais de um milhar de t-shirts e proporcionamos a todos os participantes uma refeição quente no final da sua prestação”, escreve a Montanha Clube, organizadora do Louzantrail.

Além disso, as fitas de marcação vão passar a ser totalmente reutilizadas. “Até agora só podíamos reaproveitar cerca de 30 por cento, com as restantes a serem encaminhadas para reciclagem. A partir de agora serão aproveitadas 100 por cento.”

A primeira edição da prova realizou-se em 2000, sendo que o ambiente tem sido sempre uma prioridade. Desde o primeiro dia que o consumo do papel é reduzido ao mínimo, os materiais utilizados nos banners publicitários e nos cartazes informativos são reutilizados durante, pelo menos, cinco anos e as limpezas preventivas de incêndios são cada vez mais frequentes. Em 2022, em parceria com a Câmara Municipal da Lousã, a organização ajudou a reflorestar parte de uma floresta que ardeu nos incêndios de 2017.

Tal como é habitual, a Louzantrail conta com várias distâncias diferentes: 13, 18, 30 ou 45 quilómetros. Todas percorrem os vários caminhos e trilhos da Serra da Lousã, passando pelas Aldeias de Xisto do concelho (Aigra Nova, Aigra Velha, Candal, Casal de São Simão, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Comareira, Ferraria de São João, Gondramaz, Pena e Talasnal).

Os miúdos entre os seis e os 14 anos também não ficam de fora. Na tarde do dia 2 (sábado) podem alinhar na corrida dos Raposinhos com percursos entre os 500 e os 2000 metros.

As inscrições devem ser realizadas online. O percurso de 18 quilómetros já está esgotado, mas ainda pode registar-se para qualquer um dos restantes. Os preços variam entre os 25 e os 65€, consoante a distância pretendida. A corrida para os mais novos tem um custo de 5€. Pode consultar todos os pormenores sobre os percursos da prova neste site.

Carregue na galeria para descobrir 11 caminhadas que pode fazer até à primavera. 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA