No próximo dia 24 de setembro, domingo, Coimbra volta a correr entre parques pelas 10h30, ao pé dos Arcos do Jardim Botânico. Os principais pontos de passagem são locais turísticos da cidade. O evento é organizado pela Associação Desportiva e Recreativa 4 Estações e conta com o apoio da União de Freguesias de Coimbra (UFC) e da Câmara Municipal de Coimbra.
Guilherme Martins, responsável pela Corrida Entre Parques, explicou à New in Coimbra que o evento surgiu de uma necessidade da UFC em fazer os seus fregueses serem “mais ativos”, assim como “virar o desporto para a cidade”. O organizador considera que, apesar da prova desportiva não ter como principal objetivo a competição, existe uma componente “mais turística e voltada para as famílias”, o que permite que as pessoas conheçam e vejam Coimbra com outro olhar.
“Muitas vezes as pessoas não visitam os jardins”, salienta Guilherme Martins. O facto de a corrida passar por locais como o Jardim da Sereia, o Penedo da Saudade e a Alta de Coimbra é o que distingue esta prova de outras, realça. “É uma corrida cheia de história”, sendo que o turismo e o lazer são uma prioridade, sublinha.
Além da passagem por locais emblemáticos, os participantes vão ser recebidos, em determinadas paragens, com momentos musicais, assegurados por tunas e grupos de fado. Guilherme Martins refere que estes “dois ou três pontos de música ao vivo” durante o percurso criam “uma ligação natural” com os atletas, à medida que vão aproveitando as atuações.
Em relação ao percurso da corrida, Guilherme Martins adianta que, após o início nos Arcos do Jardim, os atletas irão dirigir-se para o Jardim da Sereia. De seguida, a corrida continua em direção ao Penedo da Saudade. Depois, os participantes vão entrar no Jardim Botânico, pela zona que costuma estar fechada ao público. Após esta passagem, os corredores rumam à Alta de Coimbra, onde existe “um labirinto de ruas muito interessante”, para terminarem nas Escadas Monumentais que, apesar do desafio, “faz as delícias dos participantes.
Segundo Guilherme Martins, as expectativas são satisfatórias. De momento, já contam com cerca de 300 participantes, sendo que as inscrições ainda estão a decorrer. O organizador salienta que, na véspera da corrida, dia 23 de setembro, vão ser distribuídos os dorsais e os kits, no Coimbra Shopping, entre as 15 e as 18 horas. A inscrição é gratuita para menores de 12 anos, desde que estejam acompanhados por um adulto. O preço para os restantes participantes vai aumentando à medida que se aproxima o dia da corrida, estando agora por volta dos 11€, explica Guilherme Martins.