fit
ROCKWATTLET'S ROCK

fit

Troque as folhas de massa por beringela ou curgete para uma lasanha mais leve e saudável

A receita foge à tradicional bolonhesa, com um recheio onde o frango ou salmão grelhado podem ser protagonistas.

O conceito é simples mas infalível: camadas intercaladas de massa, recheio e molho, que fazem da lasanha um dos pratos favoritos de miúdos e adultos. A versatilidade do prato é um dos seus pontos fortes e cada pessoa pode dar-lhe um toque para ficar ao seu gosto.

A versão mais clássica é a bolonhesa, com carne de vaca picada, e folhas de massa. No entanto, é pouco amiga de quem está de dieta ou até para quem é intolerante a glúten, por exemplo. Pode sempre dar um toque diferente nos temperos, mudar o molho, mas a grande diferença vai estar no recheio e no que separa as camadas.

E a verdade é que não tem que usar sempre massa. Pode substituir, por exemplo, por fatias de beringela ou curgete, para conseguir uma alternativa mais leve e saudável do prato tradicional italiano. Por outro lado, se quiser evitar carne vermelha, pode experimentar fazer com frango ou até com salmão grelhado para um sabor diferente do habitual. A criatividade não tem limites. 

A receita da nutricionista Ana Amélia Fernandez, responsável pelo site Nutrium, oferece essa solução. É uma lasanha de beringela com frango, ideal para quem segue uma dieta baixa em hidratos de carbono ou procura um prato mais leve mas rico em nutrientes.

Cada porção (226 gramas) desta receita tem, por exemplo, 400 calorias, 40 gramas de proteína e 7 gramas de hidratos de carbono.

O prato finalizado.

Do que precisa

— 2 beringelas (402 gramas) ou 2 curgetes (664 gramas)
— 8 bifes médios/grandes de peito de frango, sem pele, grelhados (1032 gramas) ou 1000 gramas de salmão grelhado
— 280 gramas de molho de tomate
— 300 gramas de queijo flamengo light ou 220 gramas de queijo vegano
— 1/2 colher de chá, fino de sal (4 gramas)
— 20 gramas de queijo para culinária Flamengo ralado ou 1 fatia de queijo vegano 
— 2 gramas de orégãos secos (opcional)

Como se faz

Corte fatias finas de beringela (ou de curgete) e coloque de molho em água com meia colher de sal. Deixe ficar por 15 minutos e depois escorra. Numa frigideira antiaderente ou grill, vá cobrindo o fundo com as fatias que couberem. Deixe dourar por cerca de um minuto de cada lado. Reserve numa travessa e repita o processo até terminar tudo.

A seguir, num recipiente próprio, coloque o molho apenas para cobrir o fundo. Depois distribua uma camada de beringelas e acrescente um pouco de molho por cima.

Faça uma camada de queijo, acrescente o frango ou o salmão desfiado e mais um pouco de molho. Repita as camadas, alternando entre beringela, queijo e recheio. No final, cubra com molho, coloque o queijo ralado e os orégãos (opcional). Leve ao forno por 35 minutos ou até gratinar.

Carregue na galeria para conhecer receitas práticas com soluções à base de proteína de soja e de trigo para substituir alimentos de origem animal. 

ARTIGOS RECOMENDADOS