Luciana Lopes é um dos maiores sucessos fitness das redes sociais. A PT de 31 anos nasceu no interior do Brasil e agora tem um império de seguidores na plataforma de treinos, que criou para conseguir ajudar mulheres a fazerem exercício e a terem o tão desejado “bum bum Brasil”.
A brasileira nunca teve excesso de peso, mas também nunca foi a mais magra do grupo — nem a mais tonificada. Em miúda a sua relação com o exercício físico não era a melhor, porque não gostava das ditas atividades convencionais e isso influenciou a sua relação com o desporto. Mas tudo mudou quando fez a sua primeira aula de dança.
“Na escola tive oportunidade de me inscrever numa aula e estava super entusiasmada porque já adorava ver as dançarinas dos grupos ‘É o tchan’”, conta à NiT. Mas a experiência não foi o que esperava: “Como eu não tinha o tipo de corpo padrão, a professora começou a implicar muito comigo e eu tinha apenas oito anos, por isso, desisti”.
Nunca mais procurou ajuda profissional. Sempre que queria, dançava sozinha em casa, com a ajuda de vídeos e programas de televisão. Quando chegou a altura de ir para a universidade, Luciana decidiu estudar educação física “por ser uma área mais ampla”. Nos primeiros dois anos do curso fazia a viagem de ida e volta todos os dias e demorava mais de duas horas.
No terceiro ano, já cansada desta rotina, decidiu deixar a sua pequena cidade — Silvânia, no interior de Goiás — e mudou-se para Anápolis. Começou a trabalhar para ajudar com os custos da casa e conheceu o seu namorado e atual marido.
Luciana Lopes sempre quis estar ligada ao desporto, por isso tornou-se rececionista num dos ginásios da cidade. Depois passou a dar aulas de dança no espaço e passado uns meses já era professora noutros estabelecimentos de Anápolis. Foi tentando agilizar tudo com as aulas da universidade, até que, em 2014, apareceu uma outra oportunidade: abrir o próprio estúdio de dança com um sócio.
Decidiu seguir o seu sonho e, durante uns tempos, correu bem. Ao ponto de o seu namorado, Frederico Siqueira, sugerir criar uma plataforma online para conseguir chegar a ainda mais alunas. Porém, mais tarde, descobriu algumas atitudes do seu parceiro de negócios que não eram compatíveis com os seus valores. E assim decidiu desfazer a sociedade.
Em 2017 voltaram para a pequena cidade no interior de Goiás e foi aí que lançaram a Hampy, uma plataforma pensada para ajudar as mulheres a serem felizes a treinar. Luciana dedicou-se a estudar como poderia ajudar as atletas a chegarem aos seus objetivos, enquanto o marido tratava da parte do marketing digital. Mas os primeiros tempos não foram fáceis.
“Eu estava habituada a dar aulas para mais de 100 pessoas e não sabia como é que ia conseguir passar o mesmo entusiasmo para uma câmara, a dançar sozinha”, explica. Mas com o tempo foi superando essas dificuldades e a verdade é que hoje tem uma plataforma de sucesso que já deu aulas a mais de 500 mil mulheres, de 30 países.
Em 2020 o cenário mudou. Luciana Lopes foi mãe e veio viver para Portugal, onde já tinha uma grande comunidade de alunas. Mas isso não teve qualquer impacto nas suas aulas, pelo contrário. Continuou sempre a trazer mais conteúdos para chegar a mais pessoas, e prova disso é o novo lançamento da plataforma.
Objetivo: bumbum na nuca
Luciana está sempre atenta ao que as suas alunas procuram num treino e reparou que alguns dos vídeos mais procurados eram os dos glúteos. Curiosa para perceber o feedback, lançou uma sondagem nas redes sociais e confirmou: as mulheres querem mesmo um “bumbum brasileiro”. “Estudei tudo o que precisava de saber sobre o treino de glúteo e criei um novo programa que foi para o ar em janeiro deste ano e está a ser um sucesso”, diz à NiT. “Num universo de 10 mil alunos ativas na Hampy, mais de três mil optam sempre por estes vídeos”, acrescenta.
O programa de treino chama-se Brazilian Bumbum Training e consiste em oito aulas de apenas 15 a 20 minutos, focadas em levantar e firmar os glúteos. Assim, é possível exercitar o rabo (e também as coxas) sem ser aborrecido. De facto, a ideia da criadora é exatamente o oposto: aulas divertidas e enérgicas, ao som de muita música brasileira.
O seu método combina dança e exercícios físicos, de uma forma que conquista até as mais sedentárias. Por isso, tem sido um sucesso não só no Brasil, mas também em Portugal e em várias outras partes do mundo.
“Digo sempre às minhas alunas para acreditarem em si próprias, porque elas podem fazer o que quiserem e são capazes. Além disso, mesmo treinando em casa, elas não estão sozinhas. Estarei sempre lá, motivando-as e ‘segurando-lhes a mão’, como gosto de brincar. Todas as mulheres são maravilhosas e precisam de saber isso”, revelou à NiT Luciana Lopes.
O canal de YouTube da criadora inclui diversos treinos, pensados para as várias fases de atividade — do iniciante ao experiente —, enquanto a plataforma Hampy Training promete um acompanhamento mais próximo do ciclo de exercícios e que está disponível para subscrição mensal, semestral ou anual.
Para se inscrever basta ir ao site da plataforma e escolher a modalidade em que quer pagar. O ano inteiro custa 119€ e por mês fica 16,99€. Mas se quiser experimentar, Luciana Lopes vai fazer uma aula aberta no TikTok da Hampy com um novo lançamento, o programa Move.