fit

Quarkina: a sobremesa pouco calórica que vai enlouquecer os portugueses este verão

Só precisa de cinco ingredientes e menos de 10 minutos para preparar esta delícia saborosa e super fit.

Todos os anos, uns meses antes do verão, muitas mulheres resolvem começar a famosa operação biquíni. A boa notícia é que há uma receita que pode ajudá-las a perder peso, sem prescindirem do paladar doce.

O queijo quark ficou famoso em 2017 e continua a ser um dos produtos mais consumidos no mundo fit. De uma forma geral, é pobre em gordura e rico em proteína. No fundo, é o alimento ideal para quem não consegue resistir ao queijo nas refeições, ou gosta de explorar receitas de sobremesas cremosas.

Além disso, é uma boa fonte de cálcio e ótimo para comer como snack, “uma vez que a sua absorção é feita de forma lenta, permitindo a sensação de saciedade durante mais tempo”. Se lhe juntar gelatina, é provável que tenha a sobremesa mais fit de sempre, ou não fosse este segundo ingrediente um clássico nas dietas de perda de peso.

Constituídas principalmente por água e proteína, a gelatina não tem gordura e as versões sem açúcar são muito pobres em calorias. Os benefícios não se ficam por aqui. São uma boa fonte de colagénio, a substância que faz parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões, o que significa que desempenham um papel importante na manutenção destes tecidos.

A nutricionista Lillian Barros criou uma versão que pode ser servida ao lanche ou como sobremesa: “É uma opção refrescante, doce e equilibrada.”

Do que precisa

— 1 saqueta de gelatina sem açúcar
— 1/2 chávena de água quente
— 1 colher de essência de baunilha
— 500 gramas de queijo quark
— fruta fresca para decorar

Como se faz

Dissolva a gelatina na água quente. Adicione o quark e a essência de baunilha e mexa bem. Depois é só dividir a mistura por taças individuais e levar ao frigorífico umas horas até solidificar. Quando servir coloque a fruta cortada por cima.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de sobremesas e snacks fit para não comprometer a dieta até ao verão.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA