Powered by CIM|RC

fit

Prepare as sapatilhas: Coimbra vai receber uma corrida entre parques

São sete quilómetros, com passagem pelos jardins e pela alta da cidade, com os 125 degraus das Escadas Monumentais incluídos.

A correria do dia a dia nem sempre nos deixa apreciar a cidade. Metemo-nos no carro ou nos transportes públicos e lugares incríveis passam-nos muitas vezes ao lado. A boa notícia é que vem aí um feriado, a 1 de dezembro, e com ele a Corrida Entre Parques que vai passar por alguns dos jardins mais bonitos de Coimbra e pela zona da Universidade, reconhecida como património da Humanidade pela UNESCO.

A proposta é que, sozinho, com amigos ou família, a correr ou a caminhar, passe uma manhã diferente e descubra lugares novos na cidade. A Corrida Entre Parques propõe um percurso cheio de história, com passagem pelo Jardim da Sereia, Penedo da Saudade, Jardim Botânico, Universidade de Coimbra e os 125 degraus das Escadas Monumentais. Ao todo o itinerário conta com sete quilómetros. O ponto de encontro é às 10h30, junto à sede da União das Freguesias de Coimbra, na zona dos Arcos do Jardim.

Esta é a segunda edição da corrida, a primeira aconteceu ainda antes da pandemia. “Vai ser uma manhã muito divertida”, assegura à New in Coimbra Guilherme Martins, da Associação Desportiva 4 Estações, que em conjunto com a Câmara Municipal e a União das Freguesias de Coimbra organiza a prova. “Queremos que seja cada vez mais um evento para famílias e que as pessoas descubram lugares que não conheciam ou pelos quais não passavam há anos”, acrescenta. 

Dos Arcos do Jardim o percurso segue pela rotunda do Papa até à Rua Alexandre Herculano, Praça da República, depois no Jardim da Sereia, continua pela Rua de Tomar (ao lado da Penitenciária), Rua Infantaria 23, Augusto Filipe Simões e Avenida Marnoco e Sousa. Entra no Penedo da Saudade, segue pela Rua Penedo da Saudade, em direção ao Jardim Botânico (pela entrada junto ao jardim escola João de Deus e ao Hospital Militar).

Depois, continua pelas ruas Arco da Traição, S. Pedro, José Falcão passa no Largo da Porta Férrea, segue pela Rua do Norte, e percorre um conjunto de ruas, becos e travessas da Alta, cheias de histórias e curiosidades. No restaurante Italianino, na Sé Velha, há um posto de abastecimento antes de seguir caminho pela Rua Padre António Vieira em direção à Castro Matoso que se percorre até às temíveis Escadas Monumentais. Nesse ponto há que subir os 125 degraus, nem mais nem menos, e depois é sempre em direção à meta, na Rua do Arco da Traição. O final da prova está previsto para as 13 horas.

As inscrições custam 10€, tanto para a corrida como para a caminhada e podem ser feitas online. Os miúdos até aos 12 anos, acompanhados pelos pais, não pagam. 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA