fit

Paolla Oliveira: “Preparar o corpo para o Carnaval demora uma vida”

A NiT falou com a rainha da bateria da escola de samba Grande Rio. A atriz contou o que faz para aguentar os dias intensos da festa.
É rainha da bateria da Grande Rio pela terceira vez.

Paolla Oliveira é uma das protagonistas do Carnaval do Rio de Janeiro, no Brasil. Este ano,  atriz de 40 anos é novamente a rainha da bateria da escola Grande Rio, o que significa que os próximos dias serão de muito samba no pé. Um desafio muito exigente — que não se resume ao desfile no sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí — e que requer muita preparação física.

Com fantasias reduzidas e cheias de brilho e saltos sempre muito altos, Paolla tem espalhado magia, sensualidade e alegria pelos ensaios para o grande dia. Ninguém consegue ficar indiferente à boa disposição, alegria e excelente forma física da atriz.

À NiT, a atriz confessou que a preparação para o Carnaval não se faz de um momento para o outro, mas “dura uma vida”. Porém, este ano, encarou o desafio com uma atitude ligeiramente diferente das anteriores. “A minha maior preocupação foi preparar-me para estar bem no geral, incluindo estar saudável, disposta, com um corpo que me agrada, com fôlego para curtir o momento.” E acrescenta: “Não faria sentido preparar-me apenas alguns dias antes ou apenas no mês doCcarnaval”.

O treino de Paolla Oliveira

Rainha da bateria da Escola de Samba Académicos do Grande Rio pelo terceiro ano consecutivo, a atriz manteve o exigente plano de treinos que segue habitualmente, bem como os cuidados com a alimentação. “Já tenho uma rotina bastante saudável e intensa”, revela à NiT.

Quem a acompanha através do Instagram já sabe quais são os exercícios favoritos de Paolla para manter as pernas e os glúteos bem tonificados. Sob orientação de um personal trainer, a atriz combina movimentos com e sem peso, além de investir nos treinos de musculação mais tradicionais com recurso às máquinas mais comuns dos ginásios, como é o caso da leg press.

Um dos exercícios que faz no dia de treino dos membros inferiores são os lunges com caminhada, movimentos que trabalham de forma eficaz os músculos da região inferior do corpo. Para aumentar a intensidade, a atriz acrescenta uma barra com pesos nos ombros.

Num movimento idêntico ao primeiro, a famosa atriz brasileira baixa o centro de gravidade e com as mãos apoiadas no chão faz um género de lunge, dobrando um joelho, enquanto a outra perna está estendida. Depois troca rapidamente de pernas e repete o exercício, pelo menos, 20 vezes.

No final do treino, aposta no famoso agachamento com peso, mas com um pormenor diferente: no momento em que a anca se aproxima do chão, a atriz faz um género de mini agachamento extra, intensificando assim o exercício.

Estes três exercícios, inseridos na sua rotina intensa de cinco treinos por semana, permitem-lhe sambar durante várias horas seguidas. E como os dias de festa requerem muita energia e são realmente exigentes para o corpo, Paolla fez apenas pequenos ajustes à rotina quotidiana para aguentar “a emoção do Carnaval”.

“Tenho procurado me enxergar com mais afeto. As privações ou mudanças exageradas em busca de um resultado que nunca vai ser bom o suficiente para as expectativas alheias, fez-me repensar em tudo o que antecede estas semanas maravilhosas e intensas”, conta à NiT.

Como se vê ao espelho

Quando o assunto é Carnaval, Paolla Oliveira vai muito além das temáticas que habitualmente costumam permear as entrevistas com as rainhas de bateria. Este ano a protagonista da novela “Cara e Coragem”, da Globo, aproveitou para refletir sobre as questões relacionadas com a aparência física, com um suposto “corpo de sonho”, e a pressão que daí advém.

“As perguntas sobre o corpo são, talvez, as que mais recebo. Entre muitos elogios à minha forma física chegam também as críticas, o que me leva a acreditar que um corpo de sonho não existe”, conta à NiT. E continua: “E nem vai existir, já que a nossa construção sócio-cultural não permite. Nunca será bom o suficiente. Estamos sempre a correr atrás dos objetivos e a sermos criticadas por isso.”

A impossibilidade de corresponder a um padrão impossível de atingir — e a pressão social sobre as mulheres que daí advém — é um tema caro a Paolla, que não deixou de o abordar no Instagram. “É-nos exigida uma preparação exímia para o Carnaval. E aos homens? Fazem dieta, deixam de comer um churrasquinho ou param de beber uma semana antes da folia?”. A reposta dos seguidores não fugiu ao esperado. Por isso, a atriz aproveitou para deixar uma proposta, aparecendo a beber uma cerveja e a comer uma espetada: “E se a gente vivesse esta época de forma diferente este ano, com menos julgamentos e mais alegria?”.

Folia, alegria, sensualidade e muito samba é o que podemos esperar no próximo domingo, 19 de fevereiro, durante o derradeiro desfile no sambódromo da Marquês de Sapucaí. A Grande Rio será a segunda escola a percorrer a avenida, a partir das 23 horas. Este ano, a escola de samba quer garantir a vitória através de um espetáculo que homenageia a trajetória do cantor Zeca Pagodinho.

Pode assistir em direto ao grandioso desfile das escolas de samba através da Globoplay, a plataforma de streaming da Globo.

Carregue na galeria e veja algumas imagens dos ensaios de Paolla Oliveira no papel de rainha da bateria.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA