Existem pratos que fazem parte da história da gastronomia portuguesa e não podem faltar em qualquer restaurante. Neste momento, pode estar a pensar em rissóis, croquetes ou até mesmo peixinhos-da-horta. Porém, desta vez, falamos dos pastéis de bacalhau, geralmente acompanhados com arroz de tomate ou uma simples salada de alface. Contudo, os pastéis de bacalhau não são propriamente saudáveis e a principal razão é por serem fritos e terem grandes porções de batatas.
A receita surgiu em 1841 no livro “Arte do Cozinheiro e do Copeiro”. Foi criada pelo Visconde de Vilarinho de São Romão, embora não corresponda ao prato que conhecemos atualmente. A ideia era facilitar o processo de introdução da batata na alimentação. Essa receita utilizava leite e claras em castelo para ligar as batatas cozidas com o bacalhau. O processo era selado com a fritura em azeite abundante.
No entanto, em 1904, Carlos Bandeira de Melo, sob o pseudónimo Carlos Bento da Maia, criou o pastel de bacalhau como o conhecemos agora, partilhando esta versão no seu livro “Tratado de Cozinha e Copa”. Como não foi exato quanto às medidas dos ingredientes, foram surgindo muitas variações, ainda que nenhuma seja low carb.
Se não está pronto para abdicar deste petisco delicioso, mas quer continuar a seguir a dieta à risca, o melhor é experimentar a sugestão da nutricionista Rita Fernandes. A receita tem menos quantidade de batata cozida e acrescenta queijo à mistura. Aqui, a maior diferença está no processo final, uma vez que estes pastéis são feitos no forno.
Conheça abaixo os passos para replicar os pastéis de bacalhau saudáveis.
Do que precisa
— 500 gramas de bacalhau desfiado congelado
— 350 gramas de batata branca
— Queijo ricota
— 1/2 cebola
— Salsa fresca a gosto
— Alho em pó
— Sal q.b.
— Pão ralado q.b
Como se faz
Comece por cozer as batatas com pele e o bacalhau em panelas separadas. Depois das batatas cozidas, triture e junte a cebola e a salsa picada. Misture com o bacalhau cozido e bem escorrido. É importante espremer bem para que saia a água toda.
Depois tempere com alho em pó e depois de provar, se sentir necessidade, coloque um pouco de sal. Depois de tudo bem misturado, com o auxílio de uma colher de servir, coloque a massa e uma colher de chá do queijo ricota no meio. Feche e molde. Use pão ralado nas mãos e na colher para não ficar com a massa agarrada. Leve ao forno até ficarem dourados.
Carregue na galeria para conhecer mais receitas saudáveis e rápidas de preparar.