fit

Os muffins saudáveis para aproveitar as sobras do frigorífico e levar para a praia

A receita é da autoria da nutricionista Rita Fernandes, que preparou uma versão salgada dos famosos bolos ingleses.
Para testar este verão.

Para a maioria das famílias portuguesas, o mês de agosto é sinónimo de férias perto da praia. Por isso mesmo, as refeições são baseadas em sandes, fruta, churrascos e até mesmo bolas de Berlim. O grande problema é que o verão se transforma numa verdadeira tentação para quem quer manter a dieta.

Nesta altura do ano é essencial que as opções sejam fáceis e rápidas de confecionar, para não passar horas na cozinha, mas também práticas para conseguir levar para a praia sem qualquer problema. Nesse sentido, trazemos uma sugestão da nutricionista Rita Fernandes que irá responder às suas necessidades.

Os muffins são conhecidos na gastronomia inglesa como pequenos bolos servidos nas pastelarias. A receita nasceu em 1703, como se fosse uma espécie de scones, em formato triangular e fritos. Era uma forma fácil de aproveitar o leite azedo, sem usar ovos ou fermento. Rapidamente tornou-se no pequeno-almoço tradicional dos escoceses no século XIX.

Mais tarde, começaram a ser vendidos pelas ruas de Inglaterra durante a hora do chá. Nessa altura os vendedores carregavam bandejas de muffins e tocavam sinos para atrair clientes. Ao longo dos anos a receita foi sofrendo diversas alterações, para passar a ser confecionada de várias formas originais. Uma delas é a versão salgada do bolo, perfeita para aproveitar restos de legumes ou vegetais perdidos no frigorífico.

Conheça abaixo os passos para replicar os muffins de legumes saudáveis.

Do que precisa

— 160 gramas de peito de frango cortado aos cubos pequenos;

— 100 gramas de alho-francês cortado às rodelas;

— 40 gramas de brócolos cortados em pedaços;

— 1 cenoura média ralada;

— Um quarto de cebola picada;

— 3 ovos e 2 claras;

— 2 colheres de sopa de farinha de centeio ou aveia;

— 1 colher de sopa de azeite;

— temperos a gosto.

Como se faz

Comece por saltear a cebola com azeite, numa frigideira anti aderente e em lume branco. Junte o frango e tempere com alho em pó, pimenta e sal. Caso queira também pode acrescentar um pouco de vinho branco. Adicione o alho-francês, brócolos e a cenoura e deixe cozinhar até que o frango esteja cozinho e os legumes amolecidos. Deixe arrefecer. Bata os ovos com as claras e junte ao frango e aos legumes. Adicione a farinha. Tempere com paprika, noz-moscada e pimentão-doce. Por fim, leve ao forno a 180 graus durante 30 a 40 minutos.

Para ajudá-lo a manter-se hidratado durante os dias mais quentes de verão, carregue na galeria para conhecer outras sopas e bebidas detox.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA