É quase impossível entrar numa pastelaria cheia de bolos nas vitrines, um mais apetecível que o outro, e não sucumbir à tentação. É difícil resistir, sim, mas saber exatamente o que está a comer vai ajudar.
Muitos bolos de pastelaria são pobres em fibra e ricos em açúcar e gordura — uma combinação que devemos evitar. Além disso, têm muitas calorias vazias, ou seja, são pobres em termos nutricionais. Não têm vitaminas, minerais nem proteína, não trazendo qualquer benefício (a não ser aquela felicidade momentânea que depois se torna em arrependimento).
A queijada de queijo fresco — não deixe que o nome o engane — é uma das que apresenta os valores mais chocantes. Embora não seja a opção mais calórica, por cada 100 gramas estará a consumir 35,2 gramas de açúcar. O que torna isto ainda mais assustador é o facto de a Organização Mundial da Saúde apenas recomendar 50 gramas de consumo diário de açúcar. Ou seja, uma só queijada corresponde a mais de metade da quantidade aconselhada.
Com a ajuda da nutricionista Lia Faria, a NiT elaborou uma lista com os 13 bolos da pastelaria mais calóricos. Spoiler alert: o pastel de nata não é tão mau assim.
Carregue na galeria e conheça a lista completa.