fit

Operação biquíni: o chá caseiro que acaba de vez com a barriga inchada

A infusão recomendada por uma nutricionista junta diversas plantas com propriedades diuréticas, inflamatórias e digestivas.
O inchaço vai diminuir.

Há poucas coisas que afetem mais a autoestima de uma mulher do que a sensação de barriga inchada. Sobretudo no verão, quando usam menos roupa e têm de escolher o swimwear para a nova temporada. Apesar da frustração, há várias possibilidades que ajudam a diminuir o inchaço abdominal.

“Quando esta sensação não está associada a patologias gástricas e intestinais, e sim à retenção de líquidos, que é o que acontece nestas alturas de maior calor, há formas de a combater. A primeira e mais óbvia é beber muita água. Ainda assim, há quem não seja muito fã e tenha dificuldade em beber grandes quantidades deste líquido, por isso os chás são uma ótima opção”, explica à NiC Rita Azevedo, nutricionista do Grupo Trofa Saúde.

Os chás são mesmo uma solução milagrosa. Além de nos hidratarem, como todo os especialistas referem, permitem-nos retirar vários benefícios dos ingredientes utilizados para fazer a infusão.

“Quem quer perder a barriga, deve optar por certas plantas especificas. A melhor combinação que podemos obter é através de ervas com funções diuréticas, como o hibisco e a cavalinha, e com características digestivas e inflamatórias, como é o caso dos funchos e do gengibre. Para obtermos a combinação perfeita, a estes quatro ingredientes, deve adicionar hortelã, canela e lima.”

Para que esta mistura possa servir de refresco, o melhor mesmo é ir deixar a infusão pronta no dia anterior, para que possa gelar no frigorífico. Sobre as quantidades, a nutricionista recomenda que para um litro de água, coloque uma folha de cada uma destas plantas. Ainda assim, pode sempre adaptar ao seu gosto, acrescentando mais ou menos de alguma das propostas.

“Por exemplo, caso goste de bebidas mais ácidas, adicione umas rodelas de lima. Se o sabor do gengibre for muito forte, acrescente um pau de canela e vai ver que consegue um bom equilíbrio”, acrescenta Rita Azevendo

Deve tomar esta mistura de forma faseada, ao longo do dia, sem nunca esquecer que não substitui completamente a água. Este consumo rotineiro vai trazer benefícios que se estendem ao longo do tempo. Aliás, irá sentir resultados mais eficazes do que tomar apenas um copo em jejum pela manhã, uma vez que o organismo estará constantemente a receber os nutrientes.

A especialista conclui: “É importante mencionar que não é só por bebermos este chá que iremos perder a barriga do dia para a noite, embora todas as propriedades sejam muito benéficas. Há outros hábitos que devemos adotar, como não consumir sal em excesso, gorduras e açucares. Além disso, o facto de comermos carboidratos à noite dá-nos uma maior sensação de inchaço quando nos levantamos na manhã seguinte. Tudo isto são fatores a ter em conta. Se pudermos ter todos em atenção, o resultado vai ser notório.”

Carregue na galeria para conhecer outras sugestões de chás que deve tomar para ajudar o seu organismo a desintoxicar após os excessos.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA