Powered by CIM|RC

fit

O trilho inesperado para descobrir a mais alta Aldeia do Xisto

São 13 quilómetros de caminhada, entre desníveis acentuados e um terreno difícil. A paisagem compensa o esforço.
A inscrição custa 15€ por pessoa.

Localizada na Serra da Lousã, a Aigra Velha é uma das 27 Aldeias do Xisto — e é a que se encontra a uma maior altitude, 770 metros. Rodeada por paisagem serena e ruas pacatas, nesta localidade apenas ouvimos som do chilrear das aves e dos chocalhos dos rebanhos que pastam nos campos. 

Se é fã de caminhadas e gostaria de visitar (ou revisitar) esta aldeia, poderá fazê-lo no próximo dia 2 de março (um sábado). O ponto de partida será, precisamente, em Aigra Velha. O desafio é subir até aos Penedos de Góis, localizados a 1040 metros do solo. Trata-se de um local igualmente deslumbrante situado junto à Aldeia do Xisto de Pena, com miradouros sobre a paisagem beirã de onde se pode avistar a Serra da Estrela, a Serra do Açor e o Trevim. 

O percurso de 13 quilómetros inclui passagens pelas casas de xisto e pela vegetação que envolve esta região, marcada pelos castanheiros e espécies autóctones. A aldeia de Pena e o famoso Penedo da Abelha também fazem parte do trajeto. Na parte final do trilho, antes de regressar ao ponto de partida, terá ainda de subir uma encosta.

Devido aos desníveis acentuados e ao terreno difícil, esta caminhada não é para iniciantes, pelo que a GreenTrekker aconselha a que os participantes estejam “em boa forma física”. E é também por isso que a participação é proibida a menores de 14 anos.

A prova tem início às 10 horas e fim previsto para as 14h30. As inscrições são feitas online. O preço é de 15€ por pessoa. A organização recomenda levar uma garrafa de água, chapéu, roupa e sapatilhas apropriadas.

Carregue na galeria para descobrir outras 11 caminhadas que pode fazer até à primavera.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA