Originário da China, o dióspiro é cultivado desde o século XVII. No nosso País é abundante no Algarve, embora se encontre noutras regiões. Com a chegada do outono, pode ser encontrado tanto na sua versão alaranjada e mais firme quanto na avermelhada, de polpa macia.
Embora o sabor não agrade a todos, é um fruto com vários benefícios para a saúde. Ao remover a fina casca, revela-se uma polpa gelatinosa e semitransparente, rica em fibras solúveis, como mucilagens e pectinas. Estas desempenham um papel importante na regulação da saúde intestinal e nos níveis de glicose no sangue. Além disso, contribuem para manter a saciedade e ajudam na redução do colesterol total, incluindo o colesterol LDL.
Do ponto de vista nutricional, é também uma boa opção para quem se encontra num processo de perda de peso. Tem 65 calorias por cada 100 gramas, sendo 82,6 gramas de água. Destaca-se igualmente pelo seu elevado teor de antioxidantes, como carotenos e vitamina A, que promovem a saúde dos olhos, melhoram a saúde da pele e contribuem para o crescimento e desenvolvimento ósseo.
Além de ser consumido fresco, o dióspiro é um ingrediente comum em diversas receitas, incluindo sobremesas. Um exemplo é o pudim que lhe apresentamos, que leva menos de 20 minutos a preparar — e sem necessidade de recorrer a técnicas complexas.
Do que precisa
— Duas colheres de sopa de cacau puro em pó
— Dois dióspiros moles maduros
Como se faz
Comece por retirar a polpa dos dióspiros, meta-a numa taça e adicione o cacau. Pegue na varinha mágica e triture tudo.
Verta a mistura para as formas individuais e deixe esfriar no frigorífico. Para acelerar o processo, pode colocá-lo no congelador durante dez minutos. Depois, é só saborear.
Carregue na galeria para descobrir outras 12 sobremesas saudáveis e deliciosas para preparar em cinco minutos (ou menos).