fit

O pudim de chocolate proteico que se prepara em 5 minutos

É feito à base de queijo cottage e pode ser consumido como sobremesa ou num pequeno-almoço diferente.
Com 42 gramas de proteína.

Manter uma alimentação equilibrada pode parecer difícil, mas recorrendo aos ingredientes certos, é possível manter o regime ideal, sem abdicar de sobremesas e pratos doces. O queijo cottage é um dos ingredientes favoritos dos apologistas das dietas saudáveis, graças ao seu perfil nutricional, com baixas calorias, e à versatilidade dos pratos que permite criar. 

Esta variedade de queijo tem origem inglesa, e distingue-se pela textura coalhada, cremosa e suave, que ocorre naturalmente durante o processo de fermentação. É composto apenas por leite, água e sal, e é particularmente baixo em gordura e calorias — como não passa por um processo de envelhecimento, a chamada cura, mantém apenas quatro por cento de gordura láctea, e 84 calorias por 100 gramas. 

Além de ser rico em proteína e vitamina B12, o cottage também é rico em minerais, como o fosforo, o cálcio e o selénio. O cálcio ajuda a reduzir a acumulação de gordura corporal e o selénio tem propriedades antioxidantes. 

Graças ao sabor neutro, pode ser facilmente ser incluído numa dieta equilibrada, servindo de base para vários pratos, incluindo doces. O pudim de chocolate apresentado no blogue “Nadia’s Healthy Kitchen” é apenas um exemplo. A receita requer apenas seis ingredientes fáceis de encontrar, e pode ser uma sobremesa acessível, que sacia a vontade de um doce, ou um pequeno-almoço equilibrado. As quantidades apresentadas rendem duas porções de aproximadamente 250 gramas cada, o que representa 43 gramas de proteína e 7 gramas de fibra cada uma.  

De que precisa

— 200 gramas de queijo cottage;

— 2 colheres de proteína whey em pó;

— 1 colher de cacau em pó;

— 2 colheres de uma pasta de frutos secos à escolha;

— 50 gramas de aveia;

— 80 mililitros de leite

— 15 gramas de chocolate negro com70 por cento de cacau

Como se faz

Junte todos os ingredientes menos o chocolate negro num processador e processe até formar uma pasta uniforme. Transfira para uma taça ou prato. Derreta o chocolate negro em banho-maria e cubra o preparo com uma camada. Leve ao frigorífico durante a noite ou por um mínimo de 4 horas. 

 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA