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O pão de frigideira perfeito para servir à família no pequeno-almoço

Trata-se de uma alternativa saudável e rápida, sugerida pela nutricionista conimbricense Alexandra Pisco.
Ideal para quem quer perder peso.

Quantas vezes saiu de casa, à pressa, sem nada no estômago? Pois, bem sabemos. Há dias em que a pressa é tanta que acabamos por nos esquecer completamente de tomar o pequeno-almoço. No entanto, é importante lembrar-se de que estes dias devem ser realmente a exceção à regra. Principalmente, porque esta é uma das refeições mais importantes do dia, até para quem perder peso.

A ciência é simples: como esta é a primeira refeição do dia e quebra o jejum involuntário durante toda a noite, ajuda a manter o metabolismo saudável, repõe a energia necessária para o organismo trabalhar em pleno, além de contribuir para a perda de peso.

O segredo está em encontrar a receita perfeita, que seja fácil, rápida e, claro, equilibrada. Esqueça as simples torradas de pão branco e galão pela manhã. A New in Coimbra e a nutricionista conimbricense Alexandra Pisco têm a sugestão ideal para os dias em que acorda atrasado: uma receita de pão na frigideira para preparar em menos de cinco minutos.

À primeira vista, o pão é um “inimigo” no processo de emagrecimento. A história é antiga, com mais de seis mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo, por mero acaso. Nessa altura, o pão era considerado um símbolo de poder e de luxúria.

Atualmente, existe um esforço em cozinhar as receitas tradicionais de forma saudável. Há imensos pães diferentes, desde o centeio, beterraba, até à alfarroba e ao milho. Por isso, trazemos uma receita substituta do pão tradicional, que pode preparar todas as manhãs em menos de cinco minutos.

Caso seja curioso relativamente aos valores nutricionais, saiba que tem 167 calorias, 15 gramas de proteína, 16 de hidratos de carbono e apenas 4 gramas de lípidos. Posto isto, trata-se de uma opção mais saudável àquela a que estamos habituados.

Do que precisa

— 1 colher de sopa (10 gramas) de farinha de aveia

— 60 gramas de claras de ovo

— 1 colher de chá de sementes (de chia, linhaça ou sésamo)

— 1 colher de chá de fermento

Para o recheio: 30 gramas de mozzarella light e uma colher de compota de abóbora light

Como se faz

Primeiro unte uma frigideira pequena, idealmente de estrelar os ovos, com azeite. Em seguida, misture todos os ingredientes referidos e coloque o preparado na frigideira, bem quente, em lume baixo. Deixe cozinhar por uns minutos, vire o pão e deixe cozinhar de novo. No fim, basta rechear com o queijo mozzarella e compota. Para ficar extra crocante, basta colocar na tostadeira.

Carregue na galeria para conhecer outras sugestões de pequeno-almoço das nutricionistas Alexandra Pisco e Telma Amado.

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