fit

Há um novo projeto que o leva a correr em grupo pelas ruas da Figueira da Foz

Não é necessária inscrição, nem qualquer aviso de presença. Os encontros acontecem todos os domingos, no Espelho de Água.
O encontro acontece todas as semanas.

Xavier Rato sempre esteve envolvido no mundo do desporto. Atualmente trabalha como personal trainer depois de, em 2022, ter terminado uma carreira de 10 anos em atletismo. Era federado na Figueira da Foz e, um ano mais tarde, em 2023, transitou para o ciclismo onde continua a competir. 

“Essa mudança levou-me a treinar apenas na Figueira da Foz e, quando passava pela Avenida, via muitas pessoas a correr sozinhas e era algo que não conseguia entender. Deixava-me a pensar porque é que não se juntavam em pequenos grupos e faziam-no acompanhadas”, explica Xavier, de 25 anos. 

Decidiu mudar essa situação e criar um projeto para juntar pessoas com a paixão comum pela corrida. “Nas aulas que dava nos ginásios, acabei por perguntar quem estaria interessado em integrar um grupo de corrida”, relembra. Assim nasceu assim o projeto 233 Run Club.

Conseguiu logo alguns participantes e “tem disso um sucesso”, refere. O principal objetivo deste grupo é promover a prática desportiva na Figueira da Foz e ajudar as pessoas a estarem mais ativas fora dos ginásios.

O grupo junta-se todos os fins de semana, num ponto de encontro definido: o Espelho de Água, junto ao Forte de Santa Catarina na Figueira da Foz. A iniciativa está aberta a todos, sejam pessoas sozinhas, famílias com filhos ou acompanhadas pelos seus animais. Os cães deverão estar presos com trela. “Não é uma competição. É um encontro de várias pessoas que partilham a mesma paixão por correr”, diz. 

Caso não esteja completamente em forma para fazer todo o percurso em corrida, também pode caminhar. “O meu papel é conduzir, motivar o grupo. Além de me certificar que são todos bem recebidos”, explica Xavier.

Ao contrário de outros clubes de corrida, no 233 Run Club o percurso é feito por tempo e não por distância. Desta forma, torna-o “um grupo diversificado, com diferentes níveis de condição física”.

Todas as semanas é anunciado, nas redes sociais, o trajeto, que geralmente segue pela Avenida do Forte de Santa Catarina na Figueira da Foz, passando junto ao mar. No final de cada corrida, pode refrescar-se no mar, se assim quiser. O tempo de corrida ou caminhada é 30 minutos.

Para participar não é necessária inscrição, nem está associado qualquer valor. “É um projeto que me dá liberdade criativa e encaro como uma manhã normal de domingo, uma vez que já era passada a correr”.

Desde dezembro que o grupo se tem concentrado todos os domingos, mas a ideia é alargar o horário para o sábado. “No verão quero aproveitar o sunset e outras altura do dia, para juntar ainda mais pessoas”, revela o atleta. 

Além disso, no final de cada mês, o desafio aumenta de modo a testar onde o corpo pode ir. Em vez dos habituais 30 minutos, o encontro demora uma hora. Para não perder as novidades do projeto, pode seguir o 233 Run Club nas redes sociais, como Instagram

Carregue na galeria para conhecer melhor este projeto que o leva a correr por Figueira da foz. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA