fit

O gelado saudável com apenas 64 calorias que os miúdos vão adorar

A receita é uma sugestão da nutricionista Rita Fernandes. A ideia é que não deixe de ser guloso e mantenha a dieta.
Vai ser devorado num instante.

O verão é conhecido pelos petiscos, como caracóis ou até mesmo tremoços numa esplanada enquanto apanha sol. As refeições deixam de ser quentes e pesadas e dão lugar às saladas e sopas frias. Porém, sabemos que nem sempre é fácil mantermo-nos na linha. 

Enquanto relaxamos e descontraímos na praia, há sempre um vendedor de bolas de Berlim repletas de açúcar e doce de ovos. Até mesmo quando andamos pelo supermercado a fazer as compras da semana, nunca pode faltar um refresco ou uma caixa de gelados pequenos e calóricos. 

Se pretende continuar a seguir a dieta à risca, até nos dias mais quentes, existem inúmeras alternativas saudáveis e deliciosas para não abdicar dos sabores da época. Nem sempre é fácil encontrar os ingredientes mais adequados, mas há um bastante popular: o kefir. 

Para quem ainda não conhece, o kefir é uma bebida fermentada que resulta da adição de grãos a leite e água. É formado por bactérias e leveduras que contribuem para o bom funcionamento do intestino, uma vez que age como um probiótico. O intestino é composto por milhões de bactérias essenciais para o seu bom funcionamento, no entanto, em situações de stress e maus hábitos alimentares, pode existir um desequilíbrio intestinal. 

Apesar de ter um textura semelhante ao iogurte, é ligeiramente mais espesso e, por isso, nem todas as pessoas conseguem comer ou beber o kefir, na sua forma mais natural. No entanto, a nutricionista Rita Fernandes sugere incluir o kefir em batidos ou gelados para tirar partido de todos os benefícios sem lidar com a textura indesejada. 

Esta receita por cada 100 gramas, possui apenas 64 calorias, 1,4 gramas de lípicos, 10,4 gramas de hidratos de carbono dos quais, 7,5 gramas são açúcares e ainda 1,8 gramas de proteína. Siga todos os passa para replicar o gelado tropical saudável, em casa.

Do que precisa

— 450 gramas de frutos tropicais congelados (podem ser comprados previamente cortados ou criar a própria mistura em casa)

— 200 mililitros de kefir

— 2 colheres de sopa de leite condensado magro

Como se faz

Pode criar a sua própria mistura de frutas, ao cortar e congelar previamente os sabores que gostaria de utilizar, ou então compre uma dessas opções disponíveis nos supermercados. Para a receita, basta juntar todos os ingredientes e bater na liquidificadora até ficar cremoso. Como a fruta está congelada, o gelado fica pronto a consumir. Caso queira guardar, basta colocar o preparado no congelador. 

Carregue na galeria para conhecer 13 sobremesas saudáveis até cinco ingredientes para experimentar em casa.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA