fit

O folhado que vai pôr todos os miúdos a comer espinafres

A receita não tem glúten é fácil de fazer e demora apenas 30 minutos a preparar.
Pode fazer doses individuais.

Há alimentos que por muito que os pais tentem, os miúdos teimam em não querer comer e os espinafres são um ótimo exemplo disso. Talvez seja graças à sua textura mais elástica ou ao facto de serem verdes, mas a verdade é que este não é um alimento que costuma fazer sucesso entre os mais novos.

Ainda assim, tem vários benefícios: é rico em fibra, tem um baixo teor de hidratos de carbono, tem poucas calorias e por isso os pais tentam arranjar maneiras de o camuflar no meio da comida. Colocá-lo nas sopas trituradas é uma boa opção, mas não tem de ser a única.

Uma excelente sugestão é fazer um folhado com mais alguns ingredientes. A receita dada por Mafalda Sena, no livro “Senas Saudáveis”, não contém glúten, é fácil de fazer e demora apenas 30 minutos a preparar. 

Se preferir, pode fazer algumas alterações e tornar esta proposta mais ao gosto da família. Em vez da ricota pode utilizar um queijo light e se preferir pode sempre substituir as nozes por outro fruto seco, como as amêndoas ou as passas.

Do que precisa:

— 250 gramas de ricota
— 2 dentes de alho
— 1 quilo de espinafres
— 300 gramas de massa folhada sem glúten
— 100 gramas de nozes
— 1 gema de ovo
— 1 fio de azeite
— sementes de sésamo
— manjericão fresc q.b.
— sal q.b.
— pimenta q.b.

Como se faz:

Comece por pré-aquecer o forno a 200 graus. Lave bem os espinafres e adicione-os a uma frigideira com um fio de azeite e os alhos esmagados. Salteie tudo, tempere com sal e pimenta e depois adicione a ricota, mexendo sempre até estar tudo completamente envolvido. De seguida, adicione o manjericão e as nozes picadas, envolva novamente, e retire do lume e deixe arrefecer.  

Estique a massa em cima de uma superfície plana e corte-a em seis triângulos iguais. Coloque o recheio dividido por cada uma das partes cortadas e depois junte as pontas, como se fosse “uma trouxa”.

Coloque o resultado obtido num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele com uma gema de ovo batida e sementes de sésamo. No final, é só levar ao forno e esperar cerca de vinte minutos.  

Carregue na galeria para descobrir estas e outras seis receitas saudáveis (e deliciosas) com espinafres.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA