Powered by CIM|RC

fit

O estilo dos seus óculos de sol pode estar a provocar mais rugas no rosto

Podem parecer assustadores, mas a regra para proteger a zona dos olhos é sempre a mesma: quanto maiores, melhores.

As rugas são daqueles inimigos inevitáveis. Com o passar dos anos, os sinais da idade começam a aparecer. As primeiras surgem como linhas finas de expressão, normalmente à volta dos olhos e na testa. Existem vários tratamentos para atenuar a situação, mas o melhor é sempre prevenir.

O melhor truque para as evitar é tão simples e básico como usar óculos de sol. “Quando estamos na rua, sem proteção, a tendência, até por uma questão de proteção, é cerrar as pálpebras e toda a estrutura em volta da pálpebra. Este ato involuntário leva a que surjam rugas”, diz à NiT, Eugénio Leite, oftalmologista e diretor clínico das Clínicas Leite.

Esta situação é especialmente visível, por exemplo, em pessoas que trabalham junto ou no mar, como é o caso dos pescadores. “Normalmente nunca usam óculos e vê-se que a pele está muito vincada, sobretudo na zona dos olhos”.

Os óculos são também importantes para proteger a retina dos malefícios dos raios ultravioleta e da ação dos mesmos sob a pele. “Não é só o problema de enrugar, mas também o efeito maligno que pode ter. Podem causar várias doenças de pele, entre elas o cancro”.

Mas, afinal, que óculos devemos escolher?

Mais retro, ou mais modernos, redondos ou quadrados, em preto ou com cores vibrantes. Os óculos de sol são muito mais do que um acessório de moda, são essenciais para a saúde dos olhos. “Quanto maiores, melhor”. Estes modelos conseguem proteger de forma mais eficiente a pele fina em redor dos olhos, ao mesmo tempo que ajudam a que façamos menos expressões de sofrimento pelo encadeamento da luz.

Estes modelos XXL tornaram-se populares no início dos anos 2000. Podem ser usados com literalmente tudo, e serão muito úteis naquelas manhãs em que tem de sair para o trabalho e quer esconder por completo os olhos — e olheiras. No entanto, se quiser encontrar um look que encaixe na perfeição, pode seguir o exemplo das gémeas Olsen: combine-os com peças de corte clássico, em preto. Se um coordenado composto por peças pretas é o ideal para si, pode usá-los com uma camisa oversize — numa cor qualquer —, e um bom par de jeans, terminando com umas sandálias pretas de salto quadrado.

Além do sentido estético, o especialista pede para que tenha atenção, na hora de comprar, à qualidade da lente. “Os filtros devem ser de boa qualidade, sob pena de estarmos a cometer o erro de fazer uma visão forçada. Se a armação chegar até à sobrancelha, ainda melhor.”

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA