fit

O delicioso bolo de maçã que o vai ajudar a manter a dieta durante a quadra natalícia

A canela é uma das protagonistas e ajuda o corpo a gastar mais calorias. Um plus que todos agradecem, sobretudo nesta altura.

Um dos truques para fugir dos doces super calóricos de Natal é fazer as suas próprias sobremesas saudáveis. O objetivo é arranjar alternativas que lhe permitam comer bem e não perder o prazer em termos de sabores. Há, por isso, margem para bolos numa dieta sem necessidade de remorsos. É sempre uma questão de escolhas.

Nesta sugestão de Cátia Carvalho da Silva a maçã é a protagonista. Esta é daquelas frutas que raramente falha nas casas portuguesas e, além de deliciosa, é benéfica para a saúde. E quando a junta à canela, o resultado para o organismo é surpreendente.

A maçã é rica em fibras que ajudam a regular o trânsito intestinal e a controlar o apetite e a canela é rica em triptofano — um percursor da serotonina, responsável por baixar os níveis de stress —, além de ajudar o corpo a gastar mais calorias (tudo o que queremos nesta altura do ano).

O resultado final é um bolo delicioso que fará um brilharete na mesa das sobremesas na Consoada. O mais provável é que se não disser a ninguém que é saudável, todos provem e adorem.

Do que precisa

—  3 ovos
—  1 maçã grande ou 2 pequenas
—  200 gramas de farinha de amêndoa
—  1 colher de sopa de mel
—  3 colheres de sopa de azeite
—  1 colher de chá de essência de baunilha
—  1 colher de café de fermento
—  canela q.b.

Como se faz

Numa taça, bata os ovos, a essência de baunilha, o mel e o azeite. Adicione a farinha, o fermento e um pouco de canela ao preparado e misture bem. Descasque a maçã em pedaços pequenos e numa forma de ir ao forno, coloque uma camada de maçã, em seguida verta a massa e por cima adicione mais uma camada de maçã. Polvilhe com canela e um fio de mel. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C, cerca de 30 minutos.

Se não gosta de perder muito tempo, carregue na galeria para descobrir outras receitas de bolos que também se preparam na caneca.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA