Powered by CIM|RC

fit

O cheesecake saudável que vai surpreender os convidados nesta Páscoa

A sugestão da nutricionista Rita Fernandes é uma receita fácil e sem adição de açúcares. Ideal para completar qualquer mesa.
Siga os passos.

Já chegou mais uma época festiva, que é sinónimo de momentos de convívio com amigos e familiares. Depois da missa de Domingo de Páscoa, segue-se o almoço e o jantar e há algo que se repete em todas as casas — uma mesa recheada.

O cabrito e borrego são as carnes favoritas, mas os pratos principais variam consoante a tradição de cada família ou região. Uma coisa é certa: os grandes protagonistas da Páscoa são os doces, desde o folar ao arroz doce, há muito por onde escolher. Se prefere não estragar a dieta e ainda não teve tempo de preparar a sobremesa, não se preocupe. A New in Coimbra tem uma sugestão para si: um cheesecake fit de caramelo salgado.

A sugestão é da nutricionista Rita Fernandes, que nos traz uma receita que agrada a todos os palatos. Esta é uma proposta que remonta ao século XIV, onde surgiram diversas versões que casavam o queijo creme com frutas e compotas em formato de bolo. Muitas delas foram descobertas no sul de Itália, com doce de queijo cremoso, especiarias, nozes e frutas secas.

No entanto, nenhuma destas propostas remonta à que conhecemos hoje. A receita contemporânea que replicamos vezes sem conta, nasceu no período pós-guerra, porque o bolo não precisava de ir ao forno. Hoje em dia, o cheesecake combina diversas texturas e sabores, longe da tradicional geleia de morango. 

Conheça abaixo a receita completa do cheesecake sem adição de açúcares. 

Do que precisa

Para a base

— 2 bananas maduras

— 50 gramas de flocos de aveia

— 1 colher de sopa de amendoim

Para o recheio

— 4 iogurtes gregos com sabor a caramelo salgado

— 1 embalagem de queijo creme

— 6 folhas de gelatina

Como se faz

Para a preparação da base, precisa de esmagar as bananas e misturar com a aveia e manteiga de amendoim. Coloque na base de uma forma de tarte e leve ao forno durante 15 a 20 minutos a 180 graus. Para o recheio, comece por colocar as folhas de gelatina em água fria, até amolecerem. Retire da água e esprema bem, até tirar o máximo de água possível.

Leve as gelatinas ao microondas por 30 segundos ou até derreterem por completo. Numa taça, misture o iogurte com queijo creme e a gelatina. Coloque na forma, com a base morna e leve ao frigorífico durante cerca de quatro horas. Quando retirar, basta desenformar e colocar o topping com chocolate de leite derretido num pouco de leite e amendoim triturado. 

Se é fã de doces, carregue na galeria para conhecer as versões fit de outras sobremesas populares e irresistíveis.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA