Há quem prefira guardar a opção de ingerir mais calorias apenas em ocasiões especiais e há quem não se importe de abrir exceções aos fins de semana. No entanto, são poucas as pessoas capazes de dizer “não” a uma sobremesa com um aspeto apetitoso.
O inverno é a época ideal para consumir citrinos, principalmente aqueles que não estão facilmente acessíveis todo o ano, tais como a tangeria e a clementina, por exemplo. Ricas em vitaminas, são essenciais para ajudar a prevenir constipações e reforçar o sistema imunitário.
A tangeria é também rica em fibras que ajudam a diminuir a absorção de gordura dos alimentos, o que por sua vez evita doenças cardíaca. E é ainda rica em antioxidantes, que ajudam a manter a saúde das artérias e a evitar a pressão alta.
Para quem se aborrece a descascar a fruta, mas gosta da sabor, o melhor é tentar incorporar a fruta noutras propostas. Uma das sugestões da nutricionista conimbricense Telma Amado é um bolo de tangerina.
Do que precisa
— 4 ovos
— 180 gramas de farinha de aveia
— 90 gramas de adoçante Stevia
— 100 gramas de curgete descascada
— 100 gramas de tangerina sem caroços
— 1 colher de chá de fermento
— Papel vegetal
Como se faz
Coloque, num copo liquidificador, as gemas, as tangerinas, a farinha, o adoçante, a curgete e o fermento. Misture até ficar uma massa homogénea. De seguida, bata as claras em castelo e envolva no preparado anterior. Ligue o forno a 180 graus. Forre uma forma com papel vegetal, verta a massa e leve ao forno por 40 minutos. Faça o teste do palito para verificar se já está cozida a massa.
Carregue na galeria para conhecer 13 sobremesas saudáveis para experimentar em casa.