Powered by CIM|RC

fit

Não tem massa nem glúten. Esta lasanha fit é perfeita para comer nos dias mais frios

Tal como na receita original, leva queijo e é feita em camadas. É uma versão menos calórica, em que o atum é o grande protagonista.
É mais saudável, mas igualmente saborosa.

Para muitos portugueses, a lasanha é um verdadeiro prato de conforto, perfeito para devorar quando estamos doentes ou tristes, especialmente naqueles dias mais frios. A receita italiana é super simples de preparar: basta intercalar a massa com o molho de tomate e os ingredientes que mais gosta (seja carne picada, atum ou cogumelos). O resultado é tão delicioso quanto calórico — e é esse mesmo o problema. Algumas versões desta especialidade têm demasiados hidratos de carbono, o que torna a sugestão menos saudável.

Mas, calma: pode sempre optar por uma proposta fit. Como é o caso desta receita criada por Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”. Nesta versão sem glúten a massa foi substituída pela batata e o atum é mesmo a estrela. E não se preocupe: esta versão continua a ter queijo e é feita em camadas, tal como a receita original. 

Do que precisa

500 gramas de batata
300 gramas de atum em água
30 gramas de queijo ralado

Molho:

3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de azeite (mais meia colher para untar a assadeira)
600 mililitros de leite
— 30 gramas de amido de milho (maisena)
1 colher de chá de orégãos, salva, erva Provence e sal (para temperar)
300 gramas de espinafres

Como se faz

Comece por dissolver o amido de milho no leite. A seguir, leve ao lume um tacho com o alho picado e o azeite e deixe o alho dourar. Adicione a mistura de leite e os temperos. Quando estiver a ferver, junte os espinafres. Pode usar espinafres congelados (mais económicos e com o mesmo valor nutricional dos frescos). Deixe ferver lentamente durante cinco minutos.

Posteriormente, numa mandolina (um instrumento de corte) ou com uma faca, corte as batatas em rodelas finas e unte uma travessa com azeite. Divida as batatas e o molho de espinafres em três partes e o atum em duas. Espalhe uma parte das rodelas de batata no fundo de uma travessa (sem sobrepor), por cima adicione uma camada de molho de espinafres e uma camada de atum. Repita o processo e termine com o molho de espinafres.

Polvilhe com queijo ralado e tape com uma folha de alumínio. Por fim, leve ao forno pré-aquecido a 200 graus entre 50 a 60 minutos. Retire a folha de alumínio e deixe dourar mais 5 minutos.

Em vez das 300 gramas de espinafres, pode usar apenas 200 e acrescentar cenoura ralada. A engenheira de profissão e apaixonada por comida saudável dá ainda uma dica: se preferir fazer esta receita na air fryer, deve forrar o cesto com papel vegetal ou usar um recipiente que caiba dentro da fritadeira de ar quente. Programe para assar a 190 graus durante 30 minutos e deixe o queijo ralado para o fim.

Com o aumento dos preços nos bens alimentares, as conservas acabam por ser uma alternativa mais económica aos ingredientes frescos. Carregue na galeria para descobrir algumas receitas que pode preparar com produtos enlatados.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA