Não há Páscoa sem folar. Pelo menos é o que manda a tradição desta festividade cristã. No Domingo de Ramos é comum os afilhados oferecerem um ramo de oliveira às madrinhas de batismo e estas, no domingo seguinte, em que se celebra a ressurreição de Jesus, retribuem com um folar. Esta espécie de pão doce tornou-se num símbolo de amizade e reconciliação.
A origem exata da receita não é conhecida, mas a forma de confeção não sofreu grandes alterações ao longo dos anos. Falta pouco mais de uma semana para esta celebração religiosa e provavelmente já sonha com o folar. Porém, convém não esquecer a dieta. Não desespere. Existem versões saudáveis deste típico bolo, fáceis e práticas de preparar, e igualmente saborosas. A garantia é de Sandra Nereu do blogue “Panelinha dos Sabores”, a autora desta receita.
Do que precisa
— 100 ml de leite ou bebida vegetal
— 8 gramas de fermento seco de padeiro
— 1 colher de sopa de agave
— 1 + 1 colher de sopa de azeite
— 550 gramas de farinha
— 2 ovos
— 100 gramas de iogurte natural
— 100 gramas de xarope de agave (ou xarope de ácer, eritritol ou stevia)
— pitada de sal
— 1 ovo batido para pincelar
Como se faz
Aqueça o leite a 38 a 40 graus. Adicione uma colher de sopa de agave, uma colher de sopa de azeite e o fermento de padeiro. Misture e reserve 10 a 15 minutos para que o fermento fique ativo (terá de formar espuma). Numa tigela grande coloque a farinha, os ovos, o iogurte e o xarope. Misture.
Adicione o fermento ativado no leite. Amasse durante 5 minutos, no robô de cozinha ou com as mãos. Passe azeite nas mãos com azeite ou coloque uma colher de sopa de azeite na taça do robô. No fim deste processo deverá obter uma bola de massa elástica.
Tape-a com um pano e deixe levedar (duas horas ou mais), até dobrar de volume. Passe a massa para uma superfície enfarinhada. Molde numa bola. Divida em oito partes. Estique, enrole e forme pequenas bolas. Estique cada uma em oito rolos compridos. Coloque quatro rolos lado a lado e os outros quatro por cima, também lado a lado.
Levante dois rolos da direita e passe os dois de cima por baixo. Repita o processo com os dois da esquerda. Entrelace-os dois a dois formando um círculo. Esconda as pontas por baixo.
Tape com um pano e deixe descansar mais 30 minutos. Pincele com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180.º durante 25 minutos.
Carregue na galeria e descubra outras receitas de sobremesas deliciosas que poderá incluir na mesa do almoço de Páscoa.