Dormir é fundamental e manter um padrão de sono regular é essencial para manter um estilo de vida saudável. É por isso que existe um grande debate em torno do número de horas que devemos dormir por noite. O conselho mais comum é que uma pessoa deve dormir, pelo menos, entre sete a oito horas — mas não passa de um mito.
Na verdade, não existe um mínimo de horas para ter um sono reparador, visto que depende da estrutura biológica da pessoa. A conclusão é de Sandra Marques, diretora clínica da Lusíadas Almada, citada pelo “Notícias ao Minuto”.
“Há pessoas que ficam bem a dormir cinco ou seis horas por noite e há pessoas que precisam de dormir nove ou dez horas por noite”, explica a especialista em medicina Interna, embora sublinhe que, biologicamente, cinco horas de sono é pouco recomendado.
Apesar da média, “uma pessoa que precisa de dormir dez horas não quer dizer que seja diferente daquela pessoa que só precisa de dormir seis”, conclui. A necessidade fisiológica também está relacionada com a idade, a condição física e o estado de saúde. À medida que a pessoa envelhece, começa a tolerar menos horas de sono.