fit

A lista que todos esperávamos: os 10 melhores sumos de laranja à venda nos supermercados

Muitos gostam de acompanhar o pequeno-almoço com esta bebida. Porém, não é tão saudável como muitos pensam.
Faz parte do dia a dia de muitas famílias.

Quantas vezes foi tomar o pequeno-almoço fora e pediu, para acompanhar a torrada, um sumo de laranja natural? É uma daquelas bebidas que gostamos de beber em várias ocasiões, seja numa esplanada ao fim do dia ou mesmo para acompanhar refeições mais leves. Porém, por detrás de um sumo que poderíamos considerar como uma das opções mais saudáveis, esconde-se um facto assustador: a quantidade de açúcar.

Os refrigerantes devem ficar de fora de um regime alimentar equilibrado e são um dos piores inimigos da dieta. Porém, nem sempre as opções que nos apresentam como alternativas saudáveis são as melhores. Em teoria, o sumo de laranja tem benefícios para o nosso organismo, uma vez que é composto por vitaminas A e C e por minerais como o magnésio, cálcio e potássio, provenientes do citrino.

Contudo, quando esprememos uma laranja para dentro de um copo, perdemos vários nutrientes que estão naturalmente presentes na fruta. A nutricionista Lia Faria explica que “o teor de fibra alimentar diminui significativamente, tornando o açúcar da fruta mais biodisponível, ou seja, facilitando a sua absorção por parte do nosso organismo”.

A laranja tem fibras e nutrientes que fazem bem ao nosso organismo, mas “vão para o lixo” quando fazemos um sumo. No mínimo, para fazer um copo da bebida precisa espremer, pelo menos, três laranjas. Isto significa que consome três vezes mais açúcar, que é facilmente absorvido pelo organismo, do que se comesse a peça de fruta. E como se exclui a parte com fibra, esse açúcar (a frutose) é muitas vezes armazenado no corpo.

“Este tipo de bebida deve ser consumido com moderação”, realça a nutricionista. E deixa ainda uma dica: “Se bebe este tipo de sumo com mais regularidade, o melhor será optar por lhe acrescentar um pouco com água.”

Em muitos supermercados já é possível espremer a fruta e comprar o sumo engarrafado no momento, mas os pacotes são mais práticos — e baratos. E, na falta de tempo de o preparar de manhã, a opção mais frequente acaba por ser acrescentar um pacote ao carrinho de compras. “Estas opções, apesar de serem consideradas naturais, continuam a ter níveis bastante elevados de açúcar, com a maioria das marcas a rondar os 10 gramas por 100 mililitros de sumo”, alerta Lia Faria. Para o ajudar a fazer a melhor escolha, a NiT fez um ranking com os melhores sumos de laranja empacotados do mercado.

Carregue na imagem para conhecer lista completa, da opção que deve evitar àquela que é considerada a melhor, com base na quantidade de calorias e gramas de açúcar, por 100 gramas de produto.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA