Ir ao supermercado era, há poucos anos, um pesadelo para um vegetariano ou vegano. As opções eram poucas ou nenhumas, e se perguntassem pela existência de algum produto adequado aos seus regimes alimentares ainda eram olhados de lado pelos funcionários. Hoje, há cada vez mais oferta nas prateleiras e este cenário dramático faz parte do passado.
Da próxima vez que passar pelo corredor de frescos das lojas do Continente, encontrará uma nova alternativa vegan ao iogurte. Chama-se vegegurte e faz parte da gama Powered by Plants da cadeia de hipermercados.
Produzidos em Portugal, estes vegegurtes são naturalmente isentos de lactose, não contêm glúten e são aptos para consumidores veganos, tendo o selo de garantia da European Vegetarian Union. Também podem ser um opção para quem procura reduzir o consumo de produtos de origem animal.
Esta alternativa 100 por cento vegetal ao iogurte é feita à base de leite de amêndoa e de coco, e é fortificada com vitaminas B12, D e cálcio. Está disponível em vários sabores — natural, morango e manga/maracujá, frutos vermelhos e pêssego/maracujá — e é vendida em packs de dois (custam entre 1,39€ e 1,49€).
“Segundo os resultados do III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade Missão Continente/ICS-ULisboa, e comparando com os dados de 2018, registou-se uma diminuição do consumo de carne e o aumento da importância das refeições de base vegetal, ultrapassando já as duas refeições (em média) por semana”, refere a retalhista.
O lançamento surge como resposta ao “aumento da procura por produtos inovadores e disruptivos direcionados a dietas veggie (veganos, vegetarianos e flexitarianos)”.
“A promoção de hábitos alimentares e de estilos de vida equilibrados, assim como de um consumo consciente, são compromissos essenciais para a marca Continente, que se refletem no desenvolvimento dos produtos da marca própria, que tem vindo a conquistar a confiança e a preferência dos portugueses”, concluem.