É o par perfeito para as batatas fritas, para os hambúrgueres ou mesmo para o típico prato da salada russa. Quando a temos à frente fica realmente difícil resistir à textura aveludada e ao leve sabor amargo, que torna qualquer petisco mais interessante. O único problema é que por cada colherada estamos a ingerir uma dose exagerada de calorias e, sobretudo, de gordura saturada.
A maionese surgiu em 1756, o ano de início da Guerra dos Sete Anos. Na altura, o rei francês Luís XVI terá ordenado ao seu general Louis François Armand de Vignerot de Plessis, o terceiro Duque de Richelieu, que conquistasse aos ingleses a ilha de Menorca, nas Baleares. Começaram por Mahon. Foram eficazes na sua missão e para celebrar a conquista, o cozinheiro preparou um molho especial. Juntou azeite, ovos e sal. O resultado terá sido um sucesso enorme na corte. Como homenagem ao momento, este condimento especial foi batizado numa referência à primeira conquista, a cidade de Mahon. A palavra escolhida foi Mahonaise.
Mais tarde, em 1905, Richard Hellman, um alemão proprietário de uma loja gourmet em Nova Iorque, usou a receita da sua mulher e começou a vender maionese pronta em potes de madeira. Oito anos mais tarde, por motivo de higiene, mudaram para um frasco de vidro. Era mais fácil de vender e passou a ser comercializado em larga escala. O sucesso não tardou. Muitas pessoas renderam-se a este molho esbranquiçado com uma textura divinal. E assim nasceu a famosa maionese da Hellmann’s.
Feita à base de óleo e ovos, a maionese é uma grande fonte de gordura saturada, o que é pouco saudável para o organismo. A solução é, como em quase tudo, preparar uma versão menos calórica e mais saudável em casa.
Se está disposto a tentar, não precisa de procurar mais. A NiT já encontrou uma. “É fácil, deliciosa e com muito poucos ingredientes, perfeita para acompanhar peixe, legumes, ou para mergulhar nas batatas”, diz Paula Monreal Barral, criadora de conteúdos relacionados com a alimentação saudável, com 1.2 milhões de seguidores no Instagram.
Ver esta publicação no Instagram
Do que precisa
— 1 abacate
— sumo de 1 limão
— 1 ovo cozido
— 100 mililitros de iogurte
— Sal a gosto
— 3 colheres de sopa de azeite virgem extra
Como se faz
Tão simples como colocar todos os ingredientes num copo e misturar até obter uma textura cremosa. Se preferir pode adicionar um dente de alho e se ainda estiver grosso, adicionar um pouco mais de iogurte.
Se ainda não se rendeu às versões fit, porque é fã das opções que encontra nos supermercados, carregue na galeria para saber quais são as piores maioneses à venda nas superfícies comerciais — da melhor opção àquela que deve mesmo evitar, segundo nutricionista Lia Faria.