fit
ROCKWATTLET'S ROCK

fit

Fit Sénior: o programa que quer pôr os idosos a mexer está de volta a Vila Nova de Poiares

Iniciativa do município pretende promover hábitos saudáveis e combater o isolamento social da população mais velha da região.

Todos sabemos que o exercício físico é um grande aliado para o nosso bem-estar físico e psicológica, contribuindo também para um envelhecimento ativo. A pensar nisso, a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares promove a segunda edição do programa Fit Sénior.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares está a aceitar inscrições para aulas, a serem feitas no balcão único de atendimento nos Paços do Concelho. As sessões vão passar a ter lugar no Ginásio Municipal todas as quartas e sextas, entre as 10 horas e o meio-dia.

O objetivo é promover o envelhecimento ativo e saudável para a população poiarense. Nesse sentido, o Fit Sénior é destinado a pessoas maiores de 60 anos. Além do incentivo à adoção de um estilo de vida saudável, a iniciativa da autarquia de Vila Nova de Poiares pretende oferecer uma solução ao isolamento social e promover uma forma de inclusão para a população mais envelhecida.

As aulas vão ser acompanhadas por instrutores profissionais, em parceria com o Healthy Fitness Gym, responsável pela gestão do Ginásio Municipal. Estas sessões vão ser divididas em dois grupos, sendo que o primeiro terá aula das 10 às 11 horas e o segundo das 11 horas ao meio-dia. Como complemento às sessões, os participantes vão ter a oportunidade de experimentar Boccia adaptado para pessoas sénior.

O programa vai englobar ainda a avaliação da aptidão física dos participantes. Esta avaliação estará repartida em três momentos, um inicial, outro intermédio e um final. Também está previsto o preenchimento de um questionário sobre a saúde dos intervenientes, bem como um questionário sobre o bem-estar psicológico e qualidade de vida.

Segundo a organização, a primeira edição do Fit Sénior obteve resultados “notáveis”. A autarquia garante que os utentes registaram “melhorias significativas nos domínios da força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio e resistência cardiorrespiratória”. Na perspetiva do município, este tipo de iniciativas que promovam a atividade física regular podem “fazer a diferença na vida da população mais idosa”.

ARTIGOS RECOMENDADOS