fit

Estas pataniscas de bacalhau amigas da dieta não são fritas (e sabem igualmente bem)

A receita é preparada no forno e é uma ótima forma de aproveitar as sobras do peixe. No fim, pode ser servida de várias formas.
É fácil de fazer.

O bacalhau é considerado um dos peixes mais apreciados no nosso País, por isso, quando se fala em pratos tradicionais portugueses, é comum ser o tema principal. Devido à sua popularidade, existem mil e uma maneiras diferentes de o cozinhar, seja com broa, cozido, à “moda da casa” (frito em cebolada, na maior parte dos restaurantes), e até espiritual.

Há ainda outra forma de confecionar o bacalhau, que muitas vezes é utilizada para aproveitar as suas sobras. Falamos das pataniscas, um prato cuja origem é desconhecida: se há quem diga que foi criado na Estremadura, outros apontam que seja uma proposta tradicional nortenha.

O problema é que, independentemente da origem, em nenhuma região é considerado uma opção saudável, pois é frito em muito óleo. Se está a tentar ter mais atenção à sua alimentação e ainda assim deseja desfrutar deste prato, saiba que existem maneiras de torná-lo menos calórico, uma delas é prepará-lo no forno.

A fórmula de que lhe falamos é da autoria de Vanessa Alfaro, a influencer portuguesa que conseguiu perder 20 quilos em apenas quatro meses e meio e agora partilha as suas dicas com os seus mais de 245 mil seguidores.

Por ser relativamente simples pode ser servida de forma individual, como entrada, mas também pode fazer parte de um prato principal, se acompanhada por uma salada ou arroz de tomate, por exemplo. Demora cerca de 15 minutos a preparar e serve em média seis a oito unidades (dependendo do tamanho que escolher fazer).

Do que precisa:

—  500 gramas de bacalhau
—  3 ovos
—  1 cebola grande
—  1 ramo de salsa picada
—  3 dentes de alho
—  100 gramas de farinha de trigo integral, aveia ou espelta
—  1 colher de chá de fermento em pó
— pimenta q.b.
—  70 mililitros de leite ou bebida vegetal
—  25 mililitros da água de cozer o bacalhau

Como se faz:

Primeiro comece por cozinhar os pedaços de bacalhau em água a ferver, durante oito a dez minutos. Depois escorra o peixe e retire-lhe a pele e as espinhas, para que o possa separar em lascas pequenas.

A seguir, numa tigela, misture o bacalhau com os ovos, a cebola e a salsa picadas e um pouco da água da cozedura. Quando misturado, adicione os dentes de alho, a farinha e o fermento, e tempere com pimenta. Envolva tudo enquanto adiciona a bebida vegetal, até ficar tudo homogéneo.

Deixe repousar o preparado por uma hora, e depois desse período coloque pequenas porções da massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. No final é só levar ao forno pré-aquecido durante 15 a 20 minutos, até ficarem douradas.  

Carregue na galeria para conhecer mais receitas saudáveis e rápidas de preparar.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA