Powered by CIM|RC

fit

Esta sopa de abóbora é a alternativa ideal para cortar nos hidratos

Trata-se de uma receita que mistura vários ingredientes no lugar do clássico tubérculo.
Cremosa e saborosa.

A batata é o melhor amigo das sopas tradicionais portuguesas. Embora ninguém resista a um típico caldo verde, se estiver de dieta, talvez seja melhor encontrar outras variações mais criativas. E para isso, felizmente, existem várias alternativas que substituem o ingrediente, mantendo a sua cremosidade e sabor. Embora a curgete seja um dos mais populares para o efeito, a abóbora é outra opção viável, extremamente saborosa e consensual para quase toda a gente. 

Trata-se de um vegetal rico em betacaroteno, um nutriente que protege contra a degeneração da visão. Além disso, é um legume aliado da pele, devido à presença de carotenoides e vitamina C, que atuam como verdadeiros protetores solares. Ajuda também a melhorar a saúde cardiovascular, resultado do potássio que a compõe.

Finalmente, é um legume com poucas calorias e muitas fibras, fator que auxilia a acelerar o metabolismo do corpo, contribuindo também para o bom funcionamento do sistema digestivo. Ao mesmo tempo, produz uma sensação de saciedade, fazendo com que se coma com mais qualidade e em menor quantidade.

A lista de benefícios continua, mas se não somos capazes de cozinhar a abóbora de forma saborosa e atrativa, de pouco nos serve. Para quem tem um paladar mais exigente, esta é uma opção que normalmente agrada a todos (até aos mais esquisitos), devido ao seu sabor ligeiramente adocicado e suave.

A personal trainer Ana Azevedo apresenta uma sugestão rápida e saudável no seu livro de 70 receitas de nutrição desportiva “Comer Para Treinar Melhor”. 

Do que precisa

— 1 cebola
— 1 alho-francês
— 2 cenouras
— ½ abóbora
— 1 couve coração pequena
— Sal q.b.
— Água 1.b.

Como se faz

Coloque todos os ingredientes cortados numa panela. Adicione água até os cobrir. Em lume médio, deixe a cozer durante 20 minutos. Depois, desligue o lume e passe com uma varinha mágica até a sopa ficar pronta. 

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de sopas leves, saudáveis e rápidas de preparar.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA