Por mais repugnante que a ideia possa parecer, há quem beba a água dos pickles e não é por serem adeptos do seu sabor amargo ou envinagrado. Em causa estão supostos benefícios para a saúde, quer pelo seu poder hidratante, quer por ajudar com as indesejadas cãibras.
O facto de contribuir para evitar estas contrações rápidas e involuntárias, de um ou mais músculos —, e, por vezes, bastante dolorosas, — convence atletas de várias modalidades. Muitos futebolistas, ciclistas, tenistas ou corredores já não dispensam os shots de sumo de pickle, à venda em lojas de suplementos.
“O pickle juice funciona como anticãibras e é consumido por todos os desportistas”, confirma a nutricionista Ana Ni Ribeiro. Apesar de beber a água diretamente do frasco ser uma opção mais barata, por norma, os atletas “compram shots de sumo de pickles em doses individuais, produzidos por várias marcas. Desta forma, é possível saber as quantidades exatas dos nutrientes, o que não acontece se beberem um simples gole de um frasco de pickles”, explica.
Em Portugal, o produto pode ser encomendado na loja online da Zumub ou em vários sites internacionais, a partir de três euros a unidade.
Sódio e potássio
Rica em sódio e potássio, dois dos eletrólitos essenciais que o corpo perde com o suor, esta bebida tornou-se numa alternativa natural para quem procura hidratação e reposição mineral. Além do elevado teor em minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células e também pelos impulsos elétricos do nosso corpo (os eletrólitos), a sua acidez estimula respostas no sistema nervoso, ajudando a aliviar cãibras musculares mais rapidamente do que a água ou as bebidas isotónicas convencionais.
De acordo com um estudo publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise, os participantes sentiram um alívio mais rápido das cãibras após beberem sumo de pickles. Neste caso, bastou um terço de uma chávena para fazer efeito.
Os investigadores acreditam que o segredo está no facto de o vinagre incluído na bebida poder ajudar a mitigar a dor e conseguir bloquear os sinais nervosos, que provocam cãibras nos músculos cansados.
Esta ação quase imediata é especialmente benéfica para os atletas de modalidades mais exigentes, como a maratona ou o triatlo. Além disso, a água dos pickles tem poucas calorias e é prática de consumir, o que a torna ideal para desportistas em busca de alternativas de baixas calorias.
Poder hidratante
Se a maioria se contenta em beber água para manter bons níveis de hidratação após um treino, para os atletas e adeptos de desportos mais intensos, beber algo com sódio e potássio potencia a reposição de eletrólitos.
E se, por ser salgada, esta bebida pode até aumentar a sensação de sede, o facto de ter sal “pode ser uma vantagem numa prova. Retém mais líquido que, de outra forma, poderia ser perdido na urina”, explica a nutricionista.
O sumo de pickles contém um elevado teor de sódio, mas antes de se aventurar a provar os efeitos desta bebida, o melhor é consultar o seu médico. “Como contém muito sódio, os hipertensos devem ter cuidado com o seu consumo, já que não devem exceder quatro gramas de sódio diárias”, lembra Ana Ni Ribeiro.
Se tem dificuldade em beber água, saiba que existem outras formas de hidratação. Carregue na galeria para conhecer cinco alternativas.