fit

Descobrimos a massa com mais fibra que ajuda a reduzir o impacto do açúcar

Esta terça-feira, celebra-se o Dia Mundial da Massa e as notícias não podiam ser melhores.
É adorada por muitos.

Esta terça-feira, 25 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Massa. Um dos alimentos mais consumidos em Portugal e com uma enorme versatilidade gastronómica. Nas porções adequadas e quando inserida numa alimentação equilibrada, completa e variada, apresenta benefícios para a saúde e deve fazer parte do nosso dia alimentar. Porém, há uma nova versão que pode ser ainda mais valiosa.

Além de ser um alimento chave da dieta mediterrânea, a massa é uma fonte de carboidratos complexos, que funciona como combustível para o corpo. Mas existem vários tipos de massa e eles comportam-se de forma diferente no organismo. Uns podem aumentar mais os níveis de açúcar no sangue do que os outros, por exemplo.

Interessados em perceber o impacto na glicemia destes hidratos, os alunos da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School (NMS), em conjunto com a Cerealis, realizaram um estudo focado numa nova fórmula de esparguete enriquecida com aveia. A pesquisa concluiu que este tipo de massa tem menor impacto na glicemia após a refeição, comparado com o consumo de uma massa sem fibra. “A fibra permite um maior controlo dos níveis de açúcar no sangue, evitando os picos de glicemia”, explicam os investigadores.

A investigação revelou ainda que nos últimos 50 anos, o baixo consumo de fibra está associado a um maior risco de doença cardiovascular, diabetes tipo II, cancro, entre muitas outras doenças crónicas. Em Portugal, dados recentes, mostram que mais de 75 por cento da população não atinge as recomendações diárias de consumo de fibra.

A fórmula inovadora com aveia já pode ser comprada nos supermercados portugueses, nos corredores da mercearia. Faz parte da gama da Milaneza e custa 1,49€. Tem apenas de estar atento porque o rótulo é semelhante a outros produtos da marca.

Se quiser experimentar outros acompanhamentos, carregue na galeria e conheça nove opções saudáveis, desde arroz falso a puré de cenoura.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA