Gosta de fazer caminhadas? Ou correr uma distância até dez quilómetros, sendo grande parte do percurso feito dentro da Mata Nacional do Choupal? E ainda apoiar a Associação Sorriso? A proposta é do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC) que agendou para este sábado, 15 de abril, a 2.ª edição da Corrida Solidária e Caminhada.
Um evento que começou no ano passado e, como explicou à New in Coimbra o presidente Guilherme Lindeza, pretende colmatar “uma vertente que o núcleo não tinha e que era a parte desportiva”. Depois, e porque o NEM/AAC tem promovido um conjunto de eventos solidários, quiseram dar-lhe essa vertente ajudando uma associação. Este ano, a escolha recaiu na Sorriso — Associação do Ninho dos Pequenitos.
Depois de 250 inscrições em 2022, a organização pretende atingir este ano o objetivo das 300 pessoas a correr e caminhar pela cidade de Coimbra. “Hoje (quarta-feira), já estamos muito perto desse número”, afirmou, com satisfação, Guilherme Lindeza à New in Coimbra. Os interessados têm de se inscrever na página oficial da corrida até ao próximo sábado de manhã. O valor da inscrição é de 15€.
A corrida tem a extensão de dez quilómetros, enquanto a caminhada não vai além dos cinco quilómetros. A partida das duas provas tem lugar no largo onde decorre a Feira Sem Regras (Santa Clara), junto ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a partir das 14h30. O presidente do NEM/AAC salientou o facto de uma boa parte do traçado da corrida ser feito dentro da Mata Nacional do Choupal, o que torna ainda mais agradável o esforço físico. “Apesar de ser organizada por estudantes de Medicina, a corrida e caminhada está acessível à população de Coimbra e da região”, frisou.
Todo o valor angariado pelas inscrições reverterá a favor da Sorriso. Constituída como Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, a associação tem como missão acolher jovens em situação de perigo e desenvolver respostas no âmbito do acolhimento temporário de crianças. Ao mesmo tempo, presta serviços a crianças privadas de meio familiar até aos seis anos.
Apoios importantes
A organização da iniciativa conta com a participação de vários atletas portugueses que se disponibilizaram para correr como embaixadores desta causa. São eles: Mariana Bento, atleta do Sporting Clube de Portugal; a recordista nacional Camila Rebelo; o basquetebolista da seleção nacional Rafael Lisboa; a bicampeã mundial de surf adaptado para atletas invisuais Marta Paço e a judoca conimbricense Catarina Costa. Da academia, o NEM/AAC realça a presença da professora catedrática na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Anabela Mota Pinto, e do médico especialista em Urologia, Belmiro Parada.